Cotidiano

Prefeitura antecipa inauguração do corredor Transolímpico

201606301546197455.jpgRIO – O prefeito Eduardo Paes anunciou nesta segunda-feira que vai antecipar a inauguração do corredor Transolímpico, que ligará o Recreio dos Bandeirantes a Deodoro. A via, que terá duas faixas para carros e uma exclusiva para o BRT, será oficialmente inaugurada no sábado, e não mais no domingo. jogos

– A Transolímpica é a última grande obra do legado que faltava ser inagurada – afirmou o prefeito.

Mas o corredor expresso ficará fechada para treinamento dos motoristas do BRT até o início da Olimpíada, no dia 5 de agosto. Durante o evento, o BRT será de uso exclusivo de quem possuir o cartão Riocard Olímpico, e a via expressa exclusiva a família olímpica. Para a população em geral, a Transolímpica só será aberta no dia 22 de agosto.

Paes, que nesta segunda-feira criticou o governo do estado pela falta de segurança em uma entrevista à CNN, voltou a falar sobre o tema durante o anúncio de inauguração da Transolímpíca. Segundo ele, segurança é uma problema que preocupa o Rio, mas não é um problema dos Jogos Olímpicos:

– Os índices melhoraram desde que o Rio ganhou o direito de sediar os Jogos, mas isso é sempre uma preocupação.

A SMTR estima que o BRT vá transportar 70 mil passageiros por dia. Já as vias expressas receberão até 55 mil carros. Os 26 quilômetros contam com quatro túneis e, após os Jogos, terão 18 estações. Haverá uma praça principal de pedágio, na altura de Sulacap, e uma secundária, na alça de acesso à Estrada do Rio Grande.

A ViaRio, concessionária que administrará parte da via, está cadastrando proprietários de automóveis que vivem num raio de dois quilômetros, para que eles sejam isentos da cobrança deste segundo pedágio. O Transolímpico também fará integração com os trens da SuperVia.

VEJA TAMBÉM:

Vizinhos de competições criam estratégias para não ficarem ilhados na Olimpíada

Chave da Vila dos Atletas é entregue ao Comitê Olímpico Internacional