Goioerê – O governador Beto Richa participou ontem, na fazenda Esteirinha, em Goioerê, no centro-oeste, da abertura nacional do plantio da soja. O evento tradicional é do projeto Soja Brasil e marca simbolicamente o início da nova safra 2017/2018. Richa comandou uma das máquinas e fez o plantio das primeiras sementes do Estado.
O Paraná é o segundo maior produtor e a estimativa é de que a área de plantio seja ampliada em 3% nesta safra, passando de 5,2 milhões de hectares para 5,4 milhões de hectares. “O Paraná é o Estado com maior produtividade de soja do Brasil", destacou Richa.
De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, a soja é o principal ativo da economia nacional e paranaense, representando 22% de tudo que o Estado produz: “Ela tem o valor de encorpar a cadeia produtiva paranaense”.
Organizada pela Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja do Brasil) Brasil, Aprosoja Paraná e Canal Rural, a abertura nacional do plantio de soja reuniu especialistas de diversos segmentos e mais de 500 produtores do Paraná e de outros estados.
No evento são realizadas palestras, mesas redondas e debates sobre as perspectivas da colheita, calendário da soja, clima e política agrícola nacional com técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Somar Meteorologia, Embrapa, Projeto Soja Brasil e especialistas do Canal Rural.