Cotidiano

Para evitar polêmica, anúncio de elenco de 'Aladdin' lembra que personagens são do Oriente Médio

LONDRES ? Depois de diversas polêmicas contra o “embranquecimento” de personagens de outras etnias em filmes de Hollywood ? como as recentes envolvendo Tilda Swinton em “Doutor Estranho” e Matt Damon em “A Grande Muralha” ? a Disney está tentando tornar a versão com atores de “Aladdin” livre de qualquer acusação do tipo.

Pelo menos, é o que dá a entender o cartaz que anuncia a abertura de testes para interpretar Aladdin e Jasmine, ao lembrar que os personagens são do Oriente Médio ? usando como base a clássica animação da Disney, de 1992, que se passa na cidade fictícia de Agrabah, localizada próxima ao Rio Jordão.

Claro, o anúncio poderia ter um texto menos ambíguo e dizer que os atores devem ter origem no Oriente Médio (em vez de usar “personagens”), mas a mensagem torna bem improvável que a produção escale atores brancos para os papéis principais da adaptação, que será dirigida por Guy Ritchie, de “Snatch: Porcos e diamantes” (2000) e “O agente da U.N.C.L.E.” (2015). Anúncio do elenco de Aladdin

O cartaz diz ainda que a produtora de elenco está procurando atores entre 18 e 25 anos que saibam cantar e, preferencialmente, dançar, pedindo para que os interessados mandem uma foto e um vídeo deles cantando.

Os ensaios para o filme, que tem tudo para ser um sucesso de bilheteria aproveitando a onda de “A Bela e a Fera”, começam em abril, e as filmagens serão realizadas entre julho de 2017 e janeiro de 2018, no Reino Unido.