Cotidiano

Panda 'escondeu' filhotes gêmeos por uma semana

panda1.jpg

VIENA – Yang Yang, uma panda gigante do zoológico de Viena deu a luz nove dias atrás. Entretanto, ela manteve um segredo até este fim de semana: não foi apenas um filhote, mas sim dois, gêmeos.

O outro filhote, ainda minúsculo, foi descoberto pelas câmeras que monitoram a área cercada de Yang Yang no zoológico de Schoenbrunn, na capital da Áustria.

“Parecia que estávamos ouvindo dois filhotes chorando e fazendo barulhos, mas só víamos um. Só conseguimos ver os dois na sexta-feira à noite”, disse o diretor do zoológico, Dagmar Schratter, à imprensa nesta terça-feira.

Yang Yang está sendo monitorada por câmeras de alta qualidade para que não seja incomoda durante os primeiros meses com os recém-nascidos: os filhotes geralmente são mantidos entre as patas das mães para que fiquem quentes e seguros.

Os esforços de reprodução de pandas em cativeiro são para preservação da espécie, que tem seu habitat natural na Ásia ameaçado. Enquanto os esforços de preservação na natureza continuação, eles também são reproduzidos em cativeiro para que futuras gerações sejam eventualmente devolvidas a seu ambiente natural.

A estratégia de conservação é críticada por alguns ambientalistas, que dizem que os pandas são escolhidos por serem uma espécie “midiática”. Entretanto, um estudo publicado na revista “Conservative Biology”, em 2015, descobriu que a preservação do habitat dos pandas ajuda a conservar 70% dos pássaros florestais da China, 70% dos outros mamíferos e 31% dos anfíbios.