Cotidiano

Onça é levada para parque ambiental

Após captura do felino, Lago Municipal permanecerá fechado por mais 48 horas

Cascavel – Ela ganhou os noticiários locais e nacionais e mudou a rotina de quem mora e frequenta a região do Lago Municipal de Cascavel. A onça-parda que estava “morando” naquelas redondezas ganhou novo lar. Ela foi capturada por uma das armadilhas e ontem mesmo foi solta em um parque estadual em Três Barras do Paraná.

A onça é um macho de aproximadamente três anos, com 41 quilos e 1,62 metro da ponta do focinho até a cauda. A onça-parda foi pega na madrugada em uma das armadilhas fabricadas pela equipe do Zoológico Municipal de Cascavel instalada a poucos metros da pista de caminhada e cerca de 800 metros do portão de acesso próximo à sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, que acompanhou de perto os procedimentos iniciais após a captura da onça, destacou o trabalho da equipe técnica da Secretaria do Meio Ambiente, coordenada pelo secretário Romulo Quintino e pelo médico-veterinário Ilair Detoni, e afirmou que, com muita “paciência e responsabilidade”, foram adotados todos os procedimentos “sempre com um cuidado especial com o animal”.

“Graças a Deus e a todo o trabalho realizado foi um desfecho totalmente tranquilo”, comemorou o prefeito, ressaltando que “o Lago Municipal e o parque (zoológico) ficarão fechados por mais dois dias para serem monitorados. Vamos continuar utilizando as câmeras que foram instaladas na mata e as armadilhas serão mantidas”.

Vídeo mostra momento em que onça é solta em reserva ambiental

Onça de Cascavel: Captura e atendimento veterinário

Isso porque há suspeita de que ao menos mais uma onça esteja na região. A presença de um terceiro felino também não foi descartado.

De volta

O secretário do Meio Ambiente, Romulo Quintino, explicou que, a partir da captura do felino, o IAP (Instituto Ambiental do Paraná), seguindo os protocolos do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), com apoio da Polícia Ambiental, comandou a operação que preparou a onça para ser transportada para a reserva ambiental determinada pelo IAP. “Foi uma vitória da nossa equipe que se dedicou incansavelmente para que tivéssemos o sucesso que todos acompanharam”, afirmou, destacando a “fundamental colaboração” do Instituto das Onças do Iguaçu que acompanhou todo trabalho desde o início da semana passada.

Homem avista outra onça

Pouco antes do meio-dia de ontem, um homem limpava um terreno baldio no Jardim Nova Iorque, nas proximidades da região do Lago Municipal, em Cascavel, quando a surpresa: a onça estava pertinho dali. Ele ainda teve a serenidade para alertar algumas mulheres que estavam perto para não saírem do carro e outra para entrar em casa, e viu um cachorro fugir do felino.

O repórter Aílton Santos, do Jornal O Paraná, foi até o local e entrevistou moradores e encontrou o homem, que contou sobre o susto que levou.

Trabalhador avista outra onça na região do Lago Municipal em Cascavel