WASHINGTON ? O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta sexta-feira que o Congresso precisa resolver o impasse no financiamento do combate ao vírus causador da zika antes que congressistas entrem em recesso.
? A boa notícia é que nos sentimos confiantes de que podemos desenvolver uma vacina efetiva contra a zika ? disse Obama, durante encontro com autoridades da área de saúde, no Salão Oval da Casa Branca. ? O problema no momento é que o dinheiro está preso no Congresso.
No discurso, Obama alertou sobre o avanço da doença no continente americano, principalmente entre mulheres grávidas. Relatório divulgado nesta quinta-feira pela Organização Mundial de Saúde indica a presença da contaminação do vírus por mosquitos em 61 países e territórios, sendo que em 47 deles a doença foi introduzida após 2015.
? A coisa mais importante que podemos fazer neste momento é reduzir a incidência de zika. Nós podemos emitir precauções para viagens para áreas com zika. Nós podemos orientar as pessoas em termos de como lidar caso sejam infectadas. Mas o que nós realmente poderíamos fazer para reduzir os riscos seria o Congresso fazer a coisa certa e alocar os dólares necessários agora para que o trabalho seja feito ? disse Obama.
A administração federal apresentou requerimento orçamentário de US$ 1,9 bilhão ao Congresso, que serão destinados ao financiamento de pesquisas para a descoberta de novas formas de combate aos mosquitos transmissores, o desenvolvimento de vacinas e ferramentas de diagnóstico.