FILADÉLFIA, EUA ? A mulher do republicano Donald Trump, Melania Trump, fez uma rara aparição para a campanha do seu marido, que concorre à Presidência dos EUA. A menos de uma semana da votação, a ex-modelo fez um discurso na Filadélfia e pediu votos para o magnata. Na primeira vez em que subiu sozinha ao palanque, Melania falou dos planos de Trump para as mulheres, crianças e famílias americanas.
Em seu discurso, Melania apresentou uma imagem muito suave e familiar. Falou da sua relação com o marido e com o filho que teve com o maganta, Barron Trump. E prometeu trabalhar pelas mulheres e crianças, se ocupar o posto de primeira-dama dos EUA.
? Eu quero as crianças deste país e de todo o mundo tenham uma vida bonita e segura. Precisamos ensiná-los os valores americanos: gentileza, respeito, compaixão, caridade, comprensão e cooperação ? disse Melania. ? Eu também vou trabalhar duro pelas mulheres. As mulheres nos EUA são incríveis, fortes, inteligentes, generosas, comprometidas e deteminadas. Mas algumas ficaram para trás. Não podemos nos chamar de uma nação totalmente desenvolvida quando 50% das nossas mulheres vivem na pobreza; 60 milhões não tem seguro de saúde; e tantas têm que escolher entre necessidades básicas, como aluguel, comida e cuidados médicos.
A iniciativa é uma tentativa de humanizar a figura de Trump para as mulheres, uma vez que o eleitorado feminino tende a ser mais crítico à sua candidatura. O republicano já foi chamado diversas vezes de machista, sobretudo depois do vazamento de declarações antigas em que se gabou, com linguagem vulgar e palavrões, dos seus métodos para seduzir as mulheres.
Nos últimos dias, a democrata Hillary Clinton e seus aliados investiram nas críticas à relação de Trump com as mulheres. Esta pode ser, para os democratas, a melhor estratégia para conquistar votos na reta final da disputa presidencial.
Além disso, este é o primeiro discurso de Melania desde que subiu no palco da Convenção Nacional Republicana em julho. Rapidamente, para o constrangimento da ex-modelo e da campanha do seu marido, foi foi descoberto que muitas frases que ela disse na ocasião haviam sido copiadas de um discurso de Michelle Obama na convenção democrata de 2008.