Paratletas de várias cidades do Estado participarão, de 23 a 28 de agosto em Foz do Iguaçu, da XXII Olimpíadas das Apaes do Paraná. Cascavel estará presente com a delegação de 70 pessoas – 52 paratletas, 6 técnicos e 10 staffs (acompanhantes). O município disputará oito modalidades: atletismo, handebol deficiência intelectual masculino, badminton, xadrez, futsal masculino e feminino, tênis de mesa, Capoeira e Golf – 7.
As Olimpíadas das Apaes terão a participação de mais de mil atletas e acompanhantes de todo Estado. Depois dests etapa, os paratletas convocados vão representar o Estado na Olimpíada Nacional das Apaes, que acontecerá em Aracaju, Sergipe, no período de 05 a 10 de dezembro.
Nesta edição em Foz do Iguaçu serão disputadas13 modalidades esportivas: atletismo, basquetebol, badminton, capoeira, futebol 7, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, Golf 7, handebol, natação, tênis de mesa e xadrez.
Representante de Cascavel
Dentre todos os paratletas de Cascavel, Andrey Lopes Cordeiro, de 15 anos, aluno da Apae, será um dos representantes. Andrey compete no atletismo, já conquistou 12 medalhas e disse que está treinando muito para trazer mais medalhas para sua coleção. “Eu treino muito, o esporte me deixou forte, rápido e sem medo. Eu gosto de ganhar medalhas. Não desisto”.
O paratleta tem o acompanhamento constante da treinadora Pollyana Bastos. “O Andrey é muito dedicado, competitivo e não falta nos treinos. O crescimento e desenvolvimento dele no esporte é crescente e isso tem melhorado sua auto estima, interação social, desempenho na escola, e na vida familiar e escolar”.
Outra grande apoiadora do paratleta é a mãe, Jocemara Gomes Lopes. Ela acompanha o filho em todas as competições, torce, vibra com cada conquista. “Nós temos visto o desenvolvimento do Andrey, dia após dia, desde que ele iniciou no paradesporto há cinco anos. Temos muito orgulho do nosso filho, e, com esta estrutura aqui no Ciro Nardi à disposição dos paratletas, fica bem mais fácil acompanhar o desenvolvimento dele. Viemos para Cascavel porque sentimos que aqui, o Andrey teria muito mais condições de se desenvolver. Estamos felizes, e vou continuar incentivando meu filho, sempre”.
Fonte: Secom