RIO ? A Secretaria estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) informou esta amanhã que o estado tem agora três casos suspeitos de febre amarela, nos municípios de Luziânia, Piranhas e Novo Gama. Todos os pacientes têm sintomas que poderiam estar ligados a outras doenças.
O paciente de Luziânia é um homem de 58 anos que morreu em Brasília. O atendido em Piranhas é um andarilho que veio de Minas Gerais e já recebeu alta. A registrada em Novo Gama é uma gestante que está internada. A comprovação de que tiveram febre amarela só deve ser divulgada na semana que vem.
Gerente de vigilância epidemiológica da SES-GO, Magda Carvalho enfatizou que o estado é endêmico para febre amarela. Por isso, 94% da população já está vacinada e protegida.
? Não há motivo para pânico. Quem já tomou duas doses ao longo da vida está imunizada. Mas algumas pessoas estão procurando novas vacinas, e isso pode inclusive comprometer sua saúde ? alerta. ? Outro efeito adverso é de que, desta forma, não haverá vacinas para o resto da população e para visitantes de outros estados.
Segundo Magda, o estoque da vacina será reforçado em dez municípios, cuja cobertura da população imunizada é inferior a 60%. De acordo com a Secretaria de Saúde de Luziânia, a procura de doses no município aumentou cerca de 30% em 15 dias.
Mais de 100 mil doses da vacina foram enviadas ao estado pelo Ministério da Saúde.