Em 19 de janeiro de 2017 acaba o mistério para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. E nesta data que o Ministério da Educação vai divulgar as notas individuais de cada um dos 8.356.215 que fizeram a prova, de acordo com o Inep, órgão que realiza a avaliação.
Diferente outras provas, o Enem não segue um critério simplista, ranqueando os seus participantes apenas de acordo com o número total de acertos nas questões objetivas. O Inep usa um sistema especial para fazer a correção, chamado de O TRI (Teoria de Resposta ao Item).
Pelo TRI, o cálculo da pontuação é feito de acordo com o nível de dificuldade de cada questão. Desta forma, o estudante que só acertou as perguntas fáceis pode ficar em desvantagem em relação ao participante que mandou bem nas mais complexas e complicadas.
Simplificando: as questões mais fáceis têm valores de pontuação menores. As mais difíceis possibilitam um número maior de pontos.
O Enem faz essa diferenciação durante a própria correção dos cartões-reposta do Enem. O sistema considera mais fáceis as questões que tiverem o maior índice de acerto entre os candidatos. Seguindo a mesma lógica, ele dá maior valor para as que tiveram um índice menor de acerto.
Desta forma, você pode ter uma nota melhor que outro participante mesmo que os dois tenham acertado o mesmo número de questões.
Correção da redação
Além das provas objetivas, a nota final do Enem também considera a pontuação na redação. Para uma boa nota, o candidato precisa se ater ao tema proposto pelos examinadores, construindo um texto que faça sentido e tenha começo, meio e fim.
30 é o número máximo de linhas que o candidato pode usar, o mínimo é sete. A estrutura textual é obrigatoriamente dissertativo-argumentativa. Tendo respeitados este pré-requisitos, o estudante precisar preencher de cinco critérios para ter um bom resultado:
Leia também:1 ? Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita;
2 ? Compreender a proposta da redação e aplicar os conceitos das várias áreas de conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo e argumentativo;
3 ? Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
4 ? Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
5 ? Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Fontes: Inep e QG do Enem