Cotidiano

Enem: estudantes têm último dia de provas neste domingo

A previsão é de que mais de 12 mil pessoas fazem o exame na cidade

Cascavel – Elias José de Assis tem 16 anos, mora em Céu Azul, e é a primeira vez que faz o Enem (Exame Nacional de Ensino Médio). Ansioso e bastante nervoso, o jovem conta que o principal desafio será a prova de português.

“Pretendo ingressar na faculdade de Engenharia Civil. Não fiz cursinho, mas vou tentar assim mesmo. Cheguei às 11h da manhã e volto ainda hoje para minha cidade. Espero controlar o meu nervosismo e fazer as provas dentro do prazo, principalmente de português”, comenta o estudante.

Para evitar fraudes, segundo informações, a Polícia Federal terá acesso a todos os locais de provas.

No sábado (23), os portões foram abertos às 12h e fecharam às 13h e as provas tiveram início às 13h30 com encerramento às 17h30. Foram 90 questões de ciências humanas, ciências da natureza e suas tecnologias.

Em Cascavel, segundo o NRE (Núcleo Regional de Educação), a previsão é de que mais de 12 mil pessoas fazem o exame. Somente no prédio da Unipar  (Universidade Paranaense), 3,7 mil inscritos vão realizar as provas. Mas também tem outros locais de provas: FAG, Univel e os Colégios Estaduais: Padre Carmelo Perrone, Eleodoro Ébano Pereira, Wilson Jofre e Marilis Faria Pirotelli.

Neste domingo, além das 90 questões sobre linguagens, códigos, tecnologias, matemática os candidatos terão que fazer a redação, que é temida pela maioria dos jovens.

A data da divulgação do resultado individual do exame ainda não foi informada, mas se seguir as edições anteriores as notas deverão ser divulgadas nos últimos dias de dezembro ou início de janeiro de 2016.

(Com informações de Eliane Alexandrino)