Cotidiano

Empresa incubada no PTI lança bicicletário

São dez estações interligadas, com dez bicicletas cada

Foz – A empresa Mobhis Automação Urbana, incubada no PTI em Foz do Iguaçu, concluiu a instalação de um bicicletário em Passo Fundo (RS). Ela venceu edital lançado pela prefeitura que incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo e sustentável. São dez estações interligadas, com dez bicicletas cada. 

O sistema de bicicletas compartilhadas de Passo Fundo é o primeiro gratuito do interior do RS. A estimativa é possibilitar uma média de 20 mil deslocamentos por mês. Para utilizar as bicicletas, os moradores precisam realizar um cadastro informando o número de CPF e apresentando um comprovante de residência. 

O projeto possibilitou ainda a inauguração da primeira ciclovia do município, com três quilômetros de comprimento. Atualmente o município conta com 15 quilômetros de ciclovias para uso da população. No Brasil, o sistema de compartilhamento de bicicletas ainda é pouco usual, contando com iniciativas pontuais nos centros urbanos. A Mobhis é uma das três empresas brasileiras que oferece esse tipo de serviço. 

Em Foz

O próximo passo da Mobhis será a conclusão do Estarbike – projeto que integra duas soluções de mobilidade, o compartilhamento de bicicletas e o monitoramento das vagas de estacionamento do Edifício das Águas, localizado no PTI.