Cotidiano

Educação convoca pais e responsáveis na busca de paz e proteção as escolas

Educação convoca pais e  responsáveis na busca de  paz e proteção as escolas

A união de toda a comunidade escolar é parte fundamental para garantir a segurança nas escolas. E é com esse intuito que a Prefeitura de Cascavel convoca todos os pais e responsáveis pelas mais de 31 mil crianças da rede municipal de ensino para irem às escolas e Cmeis (Centros Municipais de Ensino) de Cascavel, na próxima quinta-feira (20), durante o horário de aula. Será um dia de paz e de pais na escola.

A mobilização que leva o nome de “Paiz na Escola: Um dia… A vida inteira pela escola” visa inteirar os pais da rotina de seus filhos dentro das unidades de ensino. “Estaremos com nossas escolas e cmeis com as portas abertas para receber pais, mães ou responsáveis legais pelos alunos para que venham conhecer o espaço escolar e entender um pouco da rotina do que é realizado nas escolas e nos cmeis. Será um dia muito importante, onde vamos reunir toda a comunidade para discutir a proteção e segurança dos nossos alunos”, convida a secretária de Educação, Marcia Baldini.

Na oportunidade, haverá uma verdadeira força-tarefa das forças de segurança, com envolvimento de Guarda Municipal, Guarda Civil Patrimonial e Polícia Militar, por meio do Comando Regional, alinhados na proteção de nossas crianças.

 

Conhecer a realidade

Quando uma tragédia acontece dentro das instituições de ensino um dos primeiros questionamentos que aparece é: “Você realmente sabe o que o seu filho faz na escola?” O objetivo da ação é de justamente mostrar aos pais como é, de fato, as unidades: desde apresentar a comida da merenda até compartilhar com os responsáveis onde estão as câmeras de videomonitoramento. Ao todo, são cerca de 1,4 mil equipamentos espalhados pelos 56 Cmeis e 65 escolas.

A mobilização é para que os pais conversem com os professores, vejam as atividades que os filhos estão envolvidos, andem pela estrutura que os alunos têm, conheçam os coleguinhas e interajam com os profissionais de segurança. As unidades estarão abertas para receber as famílias e juntos somar forças contra o bullying, a insegurança e promover a inclusão. A família escolar é onde se inicia o futuro da nossa sociedade. Por isso, proteger e incentivar um ambiente de harmonia e paz nas escolas é um compromisso de todos: Município, forças de segurança e comunidade escolar.