RIO ? Descontentes com a aliança formada para eleger Indio da Costa (PSD), dissidentes do PSB declararam nesta terça-feira apoio a Crivella (PRB) para prefeito do Rio. Vice-presidente estadual afastado do PSB, Marco San esteve na sede do PRB em Benfica, no Rio, onde disse que o senador Romário deve fazer campanha com ele nos próximos dias para Crivella. No dia 5 de agosto, o presidente estadual do PSB, Hugo Leal, vice na chapa de Indio, oficializou o apoio ao PSD, depois negociar com várias candidaturas.
? Essa é uma decisão política que vai marcar a sua história, Marco San. Contra a decisão do coronelismo, que é a pior coisa que pode acontecer na política. Uma decisão que foi feita de cima para baixo. Foi uma decisão de generais, que não atingiu a alma e o coração da militância (do PSB) ? disse Crivella, em discurso aos militantes, ao lado do deputado estadual Wagner Montes.
Afastado desde ontem, o vice-presidente do PSB afirmou que já estava tudo acertado para que seu partido apoiasse Crivella, mas que houve intervenção do presidente nacional, Carlos Siqueira. Vários membros do PSB estiveram no local, em auditório onde foi cantarolada a música ?Ê, ê, ê, Indio quer merenda, se não der pau vai comer?, que faz referência a acusações de irregularidades na merenda escolar quando Indio participava da administração municipal.
Procurado pelo GLOBO, Hugo Leal disse que vai avaliar a conduta dos dissidentes:
?Vou ver o que é que nós vamos fazer. Ele (Marco San) não é mais vice-presidente do partido desde ontem. Foi retirado por causa dessa dissidência. Ele planejou esse boicote. Vamos avaliar e nós vamos ver que tipo de atitude nós vamos tomar, verificar se havia candidatos a vereador ? disse Hugo leal, sem considerar ainda, entretanto, a hipótese de expulsão do partido.
No auditório do PRB, Marco San reclamou da conduta de Siqueira.
? O Partido Socialista Brasileiro virou o Partido Siqueirista Brasileiro ? avaliou.
Ex-deputado federal, Luiz Alfredo Salomão criticou a candidatura de Indio.
? O Indio é de extrema direita. É dessa direita neoliberal que está ressurgindo. Nada contra ele pessoalmente, foi até meu aluno, mas não dá para apoiar o seu projeto.
O PSB decidiu apoiar Indio depois de negociar com PSDB, PRB, PMDB e Rede. A coligação conta ainda com o Partido da Mulher Brasileira (PMB), presidido por Suêd Haidar. Ontem, Crivella recebeu apoio de dissentes do nanico PHS, que apoia a candidatura de pedro Paulo (PMDB).