Cotidiano

Cuidados com a dengue exigidos também no frio

Santa Terezinha – As baixas temperaturas não garantem o fim da proliferação do mosquito transmissor da dengue, já que os ovos do mosquito podem durar aproximadamente 500 dias em ambientes dessecados. Por isso, mesmo agora no inverno, Santa Terezinha de Itaipu mantém foco no combate à doença, intensificando o trabalho de orientação e fiscalização nas residências.

Para dinamizar as ações de combate, os agentes realizam visitas e vistorias na zona rural do município. De acordo com o departamento de Vigilância em Saúde, todas as comunidades rurais serão visitadas e a vistoria nas residências será retomada tão logo se encerre o trabalho na zona rural.

No quarto ciclo referente a julho e agosto, foram visitados 1.322 imóveis. A estratégia com os agentes de endemias continuará em todas as regiões da cidade e na zona rural segundo a diretora da vigilância em saúde Vanessa Hackenhaar que recomenda que “a população coloque em sua rotina a verificação semanal dos locais de risco, como recipientes que possam acumular água, pratos de vasos de plantas, pneus e lixo, para evitar a proliferação de larvas”.

Segundo Vanessa, existe a crença de que a disseminação da doença, que infecta de 50 a 100 milhões de pessoas por ano em todo o mundo, acontece apenas nas épocas de calor, quando são mais propícias as formações de poças de água parada, devido às chuvas. E é aí que está o engano, pois o mosquito Aedes aegypti, que carrega o vírus da dengue e o transmite para o homem, através da picada, também aparece no inverno e em qualquer outra estação, desde que encontre as situações favoráveis para o seu desenvolvimento.