Cafelândia O ministro interino da Agricultura, Eumar Novacki, estará hoje em Cafelândia para encontro com líderes do setor produtivo e para conhecer uma das maiores cooperativas do Estado e do País. Eumar é secretário-executivo do Ministério e ocupa a interinidade devido a viagem do titular, Blairo Maggi, aos Estados Unidos. O ministro vai ser recebido pelo presidente Válter Pitol, diretores e cooperados. Eumar estará na região acompanhado de representantes da Ocepar e do Sindicato das Cooperativas do Paraná.
Embora a visita seja de cortesia, há uma simbologia importante na presença de Eumar na região, sinalizando as intenções do Governo Michel Temer de reatar o diálogo com os mais diversos segmentos organizados e produtivos e de ouvir reivindicações de setores decisivos à economia nacional, a exemplo do agronegócio. As atividades, na Copacol em Cafelândia, terão início às 11h. A reaproximação do governo de áreas geradoras de empregos, de oportunidades e de divisas é uma das estratégias de Temer para tirar o Brasil de uma das mais agudas crises de sua história.
Números
Durante a recepção, Pitol vai apresentar ao ministro números atualizados que mostram a força das cooperativas e das atividades que elas representam. O presidente da Copacol vai informar sobre a performance, mesmo em um período de dificuldades nacionais, da agricultura, avicultura, suinocultura, bovinocultura de leite e piscicultura. Depois, os presentes vão participar de um almoço de confraternização na Aercol, a Associação dos Funcionários da Coopavel. Diretores do Programa Oeste em Desenvolvimento aproveitarão para apresentar dados de algumas das principais cadeias econômicas regionais.