O presidente da República, Jair Bolsonaro, publicou nesta quinta-feira (24), em edição extra do DOU (Diário Oficial da União), uma portaria que prorroga, por mais 30 dias, a proibição da entrada de estrangeiro ao Brasil, de qualquer nacionalidade, por rodovias ou outros meios terrestres e transportes aquaviários.
O documento é assinado pelos ministros Braga Netto (Casa Civil), André Mendonça (Justiça e Segurança Pública), Tarcísio Freitas (Infraestrutura) e Eduardo Pazuello (Saúde).
A portaria anterior estava prevista para encerrar neste sábado (26), mas agora foi prorrogada até o dia 24 de outubro. Essa medida foi adotada para impedir a propagação do coronavírus através de pessoas que chegam do exterior. Brasileiros não estão impedidos de sair do país e também não está proibida a entrada de estrangeiros por via aérea.
Com essa prorrogação, não se sabe agora se o Paraguai irá manter a reabertura de suas fronteiras com o Brasil, prevista para ocorrer na terça-feira (29). Uma conversa entre os presidentes dos dois países deve ocorrer nos próximos dias. Havendo comum acordo, a portaria que proíbe entrada de estrangeiros de qualquer nacionalidade no Brasil pode ser cancelada ou alterada.
Autoridades paraguaias também disseram nesta quinta-feira (24) na imprensa local de que o presidente Jair Bolsonaro havia pedido mais tempo para analisar, por parte do Brasil, a reabertura da fronteira, o que poderia também adiar a data prevista.
Para ler a portaria na íntegra, clique aqui.
Fonte: Portal da cidade de Foz