PARIS – Autoridades tributárias francesas estão buscando ? 356 milhões em impostos devidos pelo site de reservas Booking.com, uma unidade do Priceline Group, segundo um documento enviado pelo grupo à Securities and Exchange Commission (SEC, órgão que regula o mercado de ações nos Estados Unidos).
O Priceline disse que as autoridades concluíram, recentemente, uma auditoria de mais de dois anos nas contas do Booking.com que vão dos anos de 2003 a 2012. As autoridades alegam que o site tem uma base permanente na França e querem recuperar impostos relativos a receita e valor agregado, mostra o documento.
A controladora diz que em dezembro de 2015, as autoridades tributárias francesas notificaram o Booking.com, alertando para a dívida de ? 356 milhões, ?a maioria desse total representa penalidades e juros?, diz o Priceline no documento datado do dia 4 de maio, ao qual a Reuters teve acesso nesta quarta-feira.
O Priceline afirma que o Booking,com sempre seguiu as leis tributárias francesas.
?Se a empresa não for capaz de resolver a questão com as autoridades francesas, ela espera questionar a avaliação (das autoridades) na Justiça francesa?, acrescenta o relatório, que foi divulgado primeiramente pela revista ?Paris Match?, também nesta quarta-feira.
Na semana passada, a polícia francesa entrou na sede da Google em Paris, como parte de uma investigação de suspeita de evasão fiscal por parte da gigante das buscas on-line.