Cotidiano

Audiência pública na Câmara, hoje, debate segurança nas escolas

Audiência pública na Câmara, hoje, debate segurança nas escolas

Cascavel – A segurança nas instituições escolares de Cascavel será tema de uma audiência pública que ocorre nesta terça-feira (18), a partir das 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Cascavel. A ideia é promover um encontro para debater o assunto com representantes do Poder Legislativo, Executivo e Sociedade Civil. O evento é promovido pela Comissão de Educação da Câmara que têm sido procurada por representantes dos Conselhos Escolares das instituições de ensino da cidade.

Os conselhos vêm manifestando grande preocupação com a onda de violência, sensação de insegurança e ameaça, solicitando a adoção de medidas eficazes de prevenção e proteção aos alunos, professores e demais funcionários. Foram os representantes da comunidade escolar que solicitaram ao Legislativo Municipal a realização urgente de Audiência Pública para debater medidas que visem garantir a segurança das unidades.

Segundo o presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Professor Santello, a comissão entende a urgência de que o Poder Público Municipal tome medidas efetivas para prevenir e coibir todo e qualquer ato de violência que possam ocorrer nas unidades escolares de Cascavel, garantindo a integridade física e também psicológica de todos.

Para o vereador, por se tratar de um tema de extrema relevância e complexidade, há a necessidade de realização de um debate amplo e democrático, possibilitando, assim, que sejam ouvidos autoridades, especialistas, representantes da sociedade civil e demais interessados. Além disso, os representantes solicitam a elaboração de políticas públicas mais efetivas em relação à segurança das instituições de ensino. As vereadoras Beth Leal e Lilian Porto também integram as comissões.

Mais viaturas

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, entrega hoje (18) mais quatro viaturas para a Guarda Municipal de Cascavel, que atualmente conta com cerca de 20 viaturas em circulação. Desde a semana passada, ações estão sendo realizadas pela Guarda Municipal em todas as escolas e Cmeis da rede municipal e, além disso, guardas patrimoniais estão dando apoio para reforçar a segurança.

Paralelo a isso, a Secretaria Municipal de Educação está convidando os pais a conhecerem e participarem da rotina da escolas com a campanha “PaiZ na escola: Um dia…A vida inteira pela escola”, que convoca os pais e responsáveis para irem até instituições na quinta-feira (20). A cidade conta com 121 unidades municipais.

A ação vai ocorrer durante o horário de aula dos pequenos. Será um dia de paz e de pais na escola. Na oportunidade, haverá uma verdadeira força-tarefa das forças de segurança, com envolvimento de Guarda Municipal, Guarda Civil Patrimonial e Polícia Militar, por meio do Comando Regional, alinhados na proteção de nossas crianças. Além dos guardas que já estão atuando nas escolas, a rede municipal conta também com cerca de 1,4 mil câmeras de videomonitoramento.
A mobilização é para que os pais conversem com os professores, vejam as atividades que os filhos estão envolvidos, andem pela estrutura que os alunos têm, conheçam os coleguinhas e interajam com os profissionais de segurança. As unidades estarão abertas para receber as famílias e juntos somar forças contra o bullying, a insegurança e promover a inclusão.

“Estaremos com nossas escolas e Cmeis com as portas abertas para receber pais, mães ou responsáveis legais pelos alunos para que venham conhecer o espaço escolar e entender um pouco da rotina do que é realizado nas escolas e nos Cmeis. Será um dia muito importante, onde vamos reunir toda a comunidade para discutir a proteção e segurança dos nossos alunos”, reforça secretária municipal de Educação, Marcia Baldini.

Rede Estadual

Diretores dos colégios estaduais de Cascavel, Lindoeste e Santa Tereza do Oeste, participaram na tarde de ontem (17) de uma reunião promovida pelo Núcleo Regional de Educação de Cascavel, no auditório do Ceep (Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto), para debater a segurança nas instituições escolares do Estado,

O encontro teve a presença do Comando Regional da Polícia Militar, Ministério Público, Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Foto Secom