RIO – Apple, Google e Coca-Cola continuam sendo as marcas mais valiosas do planeta, mas o setor automotivo é o mais representado no ranking da Interbrand, publicado nesta quarta-feira, e que conta com a estreia no top 100 de Dior e Tesla.
?Por quatro anos consecutivos, Apple e Google se situam no topo da classificação. (…) Coca-Cola, Microsoft, Toyota, IBM, Samsung, Amazon, Mercedes-Benz e GE completam o top 10. Por último, Dior e Tesla entram no ranking Best Global Brands pela primeira vez, nas posições 89 e 100, respectivamente?, explica em comunicado a consultoria especializada em marcas.
Segundo o 17º estudo Best Global Brands, que mede o valor das marcas, Facebook e Amazon registraram o maior avanço em termos de valor ? 48% e 33%, respectivamente ?, seguidas de Lego, Nissan e Adobe.P
Por setores, o vencedor é o de automóveis, que está representado por 15 marcas, que representam 14,28% do valor total do ranking com Toyota, Mercedes-Benz e BMW à frente.
O varejo, representado por Amazon, Ikea e eBay, é a área que registra o maior crescimento, de 18,8%. Em seguida aparecem as as marcas esportivas e de luxo, com um crescimento médio de 10%.
O ranking, que não tem representação de marcas latino-americanas, destaca duas empresas espanholas: a Zara, que é a 27ª do ranking e cujo valor cresceu 19% frente a 2015, e o banco Santander.
No total, as 100 marcas mais valiosas do mundo valem cerca de US$ 1,8 trilhão, o que representa um aumento de 4,8% em relação ao ranking de 2015.
Para fazer a classificação, a Interbrand se baseia em três critérios: o resultado financeiro dos produtos e serviços vendidos sob a marca estudada, o papel da marca e sua influência na escolha do consumidor e, finalmente, a força da marca, ou seja, sua capacidade para criar uma vantagem competitiva e assegurar receitas futuras para a empresa.