Todos os anos, o Hemocentro de Cascavel recebe em média 14 mil doadores. A jornalista Ana Carolina Pereira Salustiano é uma delas e tem cumprido com excelência seu papel, e representa neste Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado hoje, os milhares de doadores da região.
Voluntária há sete anos, ela está presente pelo menos três vezes ao ano, com uma vantagem: é doadora fenotipada, ou seja, seu tipo sanguíneo garante a compatibilidade entre o sangue do doador e do paciente, evitando risco de rejeição. Geralmente, atende pacientes portadores de doenças crônicas que necessitam de doações frequentes.
“Comecei a doar por vontade própria. Na época, não conhecia ninguém que precisasse, só fui ao Hemocentro e fiz a primeira doação. Depois disso já doei para parentes e amigos, e atualmente, por ser uma doadora fenotipada, me tornei uma espécie de ‘madrinha’ de sangue para alguém que precisa de doações”, conta Ana Carolina.
E o título de madrinha tem incentivado Ana Carolina a levar adiante a vontade de ajudar ao próximo. No antigo trabalho, ela participou da criação de uma campanha publicitária envolvendo funcionários de uma empresa que nunca haviam doado sangue. “Tudo que envolve doação de sangue sou parceira. Tento espalhar isso em tudo que faço porque acredito que é uma forma de salvar vidas e fazer o bem a outras pessoas. Isso vale muito mais do que doar quantias em dinheiro ou coisas do gênero”, afirma.
80 por dia
De acordo com a assistente social do Hemocentro, Maria Luiza da Silva, todos os dias são necessários 80 doadores de sangue para manter os estoques em dia. “Existe um permanente controle e avaliação do estoque de todos os tipos sanguíneos para que nenhum paciente fique sem receber os hemocomponentes solicitados”, explica.
Ana Carolina garante que o processo de doação é indolor e reforça: “para mim [a doação] é uma questão de se colocar no lugar do outro. Olhando por este lado, as coisas ficam mais fáceis e não existe medo ou qualquer coisa que crie barreiras”, comenta.
Quem pode doar
Para ser um doador de sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quils e estar descansado e alimentado no momento da doação. Para fazer o cadastro de voluntário, é preciso apresentar documento oficial com foto. O Hemocentro Cascavel fica na Rua Avaetés, 370 (atrás do Hospital Universitário). As doações podem ser agendadas pelo (45) 3226-4549.