Curitiba – O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, lança a segunda etapa do programa Recomeça Paraná, que vai ofertar 4,5 mil vagas para aperfeiçoar as habilidades empreendedoras de indivíduos em situação de vulnerabilidade social, a fim de promover a melhoria da renda familiar. É executado em parceria com as prefeituras e o Sebrae-PR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná).
Os interessados devem se inscrever nas 216 Agências do Trabalhador ou postos avançados da Rede Sine Paraná espalhados pelo Estado. “Esse é um programa muito interessante que, além de ofertar uma oportunidade de crescimento econômico para as pessoas, é também uma fonte de renda, já que ao final das aulas o aluno recebe R$ 900 para iniciar seu projeto”, ressaltou Rogério Carboni, secretário da Justiça, Família e Trabalho.
Uma das marcas do Recomeça Paraná são as histórias de vidas mudadas a partir do curso. Maiara Rosa Batista, 28 anos, moradora do município de Marilena, no Noroeste, está realizando os módulos, mas consegue ver no seu dia a dia a diferença produzida pelo conhecimento adquirido. “Já no primeiro módulo eu aprendi muito sobre a abertura da minha empresa. Não apenas as necessidades da lei, mas também como administrar, como escolher o nome da empresa, redes sociais, como expor meus produtos e tantos outros. Estou muito feliz, animada e cheia de expectativas para as próximas etapas”, contou.
Maiara estava desempregada e viu na produção de bolos, doces e chocolates a oportunidade de obter sua renda. Assim que descobriu o Recomeça Paraná, fez sua inscrição. De acordo com ela, com o recurso que receberá ao final do curso investirá na compra de matérias-primas e embalagens.
Assim como Maiara, Júlio César Pedroso, de 38 anos, do município de Guaíra (Oeste), concluiu todos os módulos em 2021 e levou como principal lição as melhores formas de abordar os clientes. Atualmente, se considera um empreendedor autônomo e trabalha com panfletagem. “Eu aprendi a administrar meu tempo e minhas atividades, e assim consigo estar presente em todas as etapas do trabalho, desde a criação do panfleto, escolha do melhor material, além de mapear os melhores locais de distribuição”, relatou. Os R$ 900,00 recebidos também foram investidos no próprio negócio.
Pré-requisitos
Para ingressar no Recomeça Paraná é necessário ser residente e domiciliado no estado e ser membro de família inscrita no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), com cadastro atualizado nos últimos 24 meses, e renda familiar de até meio salário
mínimo, além de ter 18 anos completos.
Foto: Gilson Abreu