Criada com o objetivo de fortalecer o setor produtivo em ascensão em Cascavel foi fundada nesta semana a AquiOeste (Associação dos Aquicultores do Oeste do Paraná). Durante a solenidade, a primeira diretoria foi eleita com o produtor rural Valcir Zanini como presidente.
Com apoio da Secretaria de Agricultura de Cascavel, da Emater e do Sindicato Rural Patronal, a associação nasceu para fortalecer, unir e facilitar o acesso ao comércio, à aquisição de matéria-prima e à prestação de serviços. Depois da criação do Programa Municipal de Piscicultura, surgiu a necessidade de organizar o segmento.
“Nossa primeira batalha será conseguir uma escavadeira hidráulica, ou pantaneira, para a associação. Precisamos de maquinário para construir os açudes e arrumar os acessos. Com a associação também ganhamos em representatividade e poder de negociação, uma vez que vamos comprar em bloco os insumos e máquinas”, disse Valcir.
O restante da diretoria eleita é composta por: vice-presidente Fábio Dalbosco; Sizefredo Rossi primeiro-secretário; Nereide Dolla segundo-secretário; José Morelato como tesoureiro e Nilson Schinvelski segundo-tesoureiro. O Conselho Fiscal será formado por Altair Balbinotti, Alceu Filho e Marcos Prado.
Burocracia e treinamentos
No dia 7 de maio está marcada outra reunião com o grupo na sede do sindicato. Lá serão recolhidas todas as fichas dos sócio-fundadores e será feita a homologação da entidade.
No mesmo dia o zootecnista Sergio Hem, da Emater, entregará o calendário de capacitações dos piscicultores de Cascavel, que terão treinamento técnico fornecido pelo órgão. “Precisamos nos qualificar. Não é fácil no começo. Para dar certo não podemos ser amadores, mas sim profissionais”, finalizou Valcir.