Cotidiano

Rede Jovem: Programa vai fomentar o protagonismo juvenil

A Assembleia Legislativa do Paraná começa a votar na sessão plenária desta segunda-feira o projeto de lei do Poder Executivo que cria o “Programa Estadual da Juventude – Rede Jovem”, tendo por foco o desenvolvimento, a participação, a igualdade e a promoção do protagonismo juvenil.

A iniciativa, a ser desenvolvida pelo Estado em parceria com os municípios, pretende promover ações integradas de inclusão social em diversas áreas, como esporte, lazer, saúde e educação, e atender especialmente a população em situação de maior vulnerabilidade social.

“A participação ativa da juventude nos rumos políticos, sociais, culturais e econômicos da sociedade está cada dia mais presente, considerando, inclusive, o bônus demográfico verificado no Brasil nos últimos anos, que representa o resultado da redução da taxa de fecundidade e da diminuição da mortalidade em sua população, aumentando, consequentemente, a proporção de pessoas em idade para o ingresso no mercado de trabalho, em relação à população economicamente dependente, crianças e idosos”, diz o governo.

Diz ainda a justificativa que “a importância de criar programas voltados à formulação e à promoção de políticas de juventude vem ao encontro da necessidade de capacitar e inserir os jovens em processos decisórios, quer das ações governamentais, quer das ações da sociedade civil organizada”.

 

DE INTERESSE DO OESTE

Vários outros projetos constam da pauta de amanhã da Assembleia Legislativa, dentre eles dois de autoria de deputados da região Oeste. Em relação final será votado projeto de José Carlos Schiavinato declarando a Festa Nacional do Porto Assado no Rolete, criada há mais de 40 anos, como patrimônio imaterial do Estado. E em primeira discussão será votado projeto de Adelino Ribeiro da Silva concedendo o título de Capital Paranaense da Tilápia ao município de Nova Aurora.