Cotidiano

Família Paranaense: 650 famílias em situação precária vão ganhar casa

As ações são elaboradas pela Cohapar e contam com a participação de 19 secretarias e órgãos estaduais

Cerca de 650 famílias residentes em condições precárias e irregulares em dezenas de municípios paranaenses serão beneficiadas por projetos de habitação popular do Governo do Paraná. As ações são elaboradas pela Companhia de Habitação do Paraná e contam com a participação de 19 secretarias e órgãos estaduais sob a coordenação da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.

A Cohapar é responsável pela assessoria e acompanhamento técnico da construção de novas moradias, reformas, regularização fundiária para famílias que ocupam áreas de risco, ilegais ou de proteção ambiental com pouco ou nenhum acesso ao sistema de serviços públicos, além de articular a reabilitação ambiental das áreas desocupadas.

O custo total estimado é de R$ 313 milhões, desses 60% de recursos obtidos via financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento e 40% de contrapartida do governo estadual. Desse valor, R$ 76,6 milhões já são destinados a conjuntos residenciais pelo
Estado. Rebouças vai ser a primeira cidade a receber o benefício de moradias do programa, com previsão de início das obras para junho.

Nova Chamada Pública

Em 2017, a Seds-PR lançou uma nova chamada pública para os municípios prioritários interessados em apresentar lotes urbanos para a implantação de novas unidades habitacionais para atendimento das famílias que se enquadrem no programa. Essa etapa prevê a construção de casas e infraestrutura em uma área livre, oferecida pelo município, para uma nova edificação. As equipes municipais deverão apresentar a manifestação de interesse e os documentos solicitados pela chamada no Palácio das Araucárias, no dia 25 de abril, às 9h. Antes desse período os gestores poderão consultar os escritórios regionais da Cohapar para eventuais dúvidas.