Política

Pacheco no PP

Pacheco no PP

Como já adiantado pela reportagem do O Paraná, em janeiro, o deputado estadual Márcio Pacheco irá assinar a ficha de filiação no Partido Progressitas nos próximos dias. Sem espaço no Republicanos, a mudança de partido tem como objetivo a disputa pela Prefeitura de Cascavel. Para deixar o partido sem perder o mandato, Pacheco recebeu a carta de anuência do Republicanos.

 

Bancada Alep

A troca de partido diminui a representatividade do Republicanos na Assembleia Legislativa do Paraná. Com a saída de Pacheco, o partido agora tem dois deputados: Alexandre Amaro e a Cantora Mara Lima. O PP, por sua vez, ganha mais uma cadeira. Além de Pacheco, a sigla conta com a deputada Maria Victória e os deputados Matheus Vermelho, Paulo Gomes e Soldado Adriano José.

 

Avante e PSB

O Avante e PSB também trabalham em busca de viabilizar um nome para a disputa da prefeitura de Cascavel. Enquanto o Avante já coloca o empresário Fernando Mantovani como pré-candidato, o PSB deverá ter o professor Marcos Vinícius como pré-candidato da sigla. A pré-candidatura de Marcos Vinícius foi confirmada durante uma reunião realizada nessa semana.

 

Fabrica de prédios

O governador do Paraná, Ratinho Junior estará em Cascavel na próxima sexta-feira (23), para participar da inauguração do empreendimento imobiliário do empresário Francisco Simeão Rodrigues Neto, o famoso projeto da “fabrica de prédios”. A fabrica irá viabilizar a construção de mais de 4 mil apartamentos do Residencial Ecoparque, localizado na região Oeste da cidade.

 

Propriedade Rural

A iniciativa do CREA-PR juntamente com a Ocepar de criar uma certificação de propriedades rurais no Paraná avançou nos últimos dias.  A proposta é criar um sistema de certificação de propriedades rurais, contemplando, aspectos relacionados à conformidade socio-ambiental e produtivo, e certifica-las com foco na sustentabilidade e na busca de incrementos consistentes para os agricultores.

 

Missão internacional

Após atrair R$ 4,5 bilhões de investimentos privados ao Paraná em 2023 com as missões internacionais, o Governo do Paraná promove neste mês de fevereiro a primeira viagem do ano ao Exterior. O governador já tem agendadas sete viagens oficiais em 2024 – quantidade que pode aumentar ao longo do ano. A primeira missão começa na segunda-feira (19), no estado americano de Nebraska.

 

Pedágio Paraná

A Assembleia Legislativa do Paraná realiza na terça-feira (20), audiência pública para discutir a nova concessão de rodovias do Paraná. O foco do debate é a duplicação do trecho da BR-376, entre Paranavaí e Nova Londrina. A obra não foi incluída nas obrigações do Lote 4.

 

Maior transparência

O Tribunal de Contas do Paraná determinou que o Governo do Paraná adote, no prazo de 60 dias, uma série de medidas para melhorar a transparência a respeito das informações relativas aos contratos de publicidade. A decisão foi tomada pelos conselheiros ao julgarem parcialmente procedente Representação formulada sobre o tema pela Segunda Inspetoria de Controle Externo da Corte.

 

Suspeição Moraes

Os advogados de defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entraram com um pedido de suspeição do ministro do STF Alexandre de Moraes e a nulidade de todos os atos praticados pelo magistrado dentro da operação Tempus Veritatis da Polícia Federal que apura a suposta tentativa de golpe de Estado. A linha defensiva cita que o ministro não teria parcialidade para decidir sobre o caso, uma vez que Alexandre de Moraes seria vítima nas investigações.