Os novos loteamentos que serão construídos em Cascavel deverão adotar o sistema de iluminação pública com tecnologia LED. É o que determina a Portaria 043/2020, assinada pelo prefeito Leonaldo Paranhos e pelo presidente do Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC), Tales Riedi Guilherme.
Além de modernizar e dar sequência a um projeto de padronização da iluminação pública, as lâmpadas de LED possuem vida útil mais longa que as convencionais e reduzem o custo de consumo e manutenção. A utilização de iluminação pública em LED deverá seguir as normas em vigor e critérios adotados pelo Inmetro.
“A administração tem se esforçado para modernizar o pátio de iluminação pública. Além de ter um custo de manutenção menor, o que gera economia para os cofres do Município, as lâmpadas de LED deixam o ambientem mais bonito”, destaca o prefeito Paranhos.
O IPC será o responsável pela aprovação do projeto base executivo da iluminação pública dos loteamentos, sendo necessário a apresentação do projeto luminotécnico seguindo os critérios estabelecidos. Já a Secretaria de Serviços e Obras Públicas (Sesop) será responsável pela análise e fiscalização da execução do loteamento.
Ainda de acordo com a portaria, os loteamentos em execução e que a entrega técnica do pátio da iluminação pública já estiver agendada até o dia 30 de dezembro, não precisarão seguir as diretrizes propostas, ficando a cargo do loteador a adesão voluntária ao programa de modernização da iluminação pública.
Os loteamentos já aprovados e em processo de construção, mas que ainda não possuem luminárias instaladas, deverão apresentar projeto executivo da iluminação pública utilizando a tecnologia LED. O mesmo ocorre com os projetos que estejam em processo de elaboração e aprovação.