Cascavel de luto
Foi cremado em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, o corpo do ex-prefeito de Cascavel e deputado federal constituinte Jacy Miguel Scanagatta. Ele faleceu no último domingo (23), aos 88 anos, em casa, ladeado pelos familiares. Durante o velório, Scanagatta foi homenageado por amigos e grandes figuras políticas do Paraná e do Brasil. Em novembro de 2022, na última entrevista concedida ao jornal O Paraná, ao falar sobre sua passagem pelo comando da Prefeitura de Cascavel na gestão 1977/1983, o ex-prefeito Jacy Scanagatta declarou o orgulho de poder contribuir para o crescimento e desenvolvimento de Cascavel: “Tenho muito orgulho de chegar aos 88 anos e poder ver o quanto contribui para o crescimento e desenvolvimento desta cidade, especialmente nos 6 anos que estive a frente da administração pública”.
Foto: Arquivo/O Paraná
Conta de água
A Agepar homologou a revisão tarifária periódica do serviço de saneamento básico do Paraná. Com isso, a partir de 17 de maio, a tarifa de água do Paraná sofrerá variação de 8,23%, percentual que já contempla o reajuste de 2023. A tabela com os novos valores, referentes a cada segmento e faixa de consumo, será publicada em Diário Oficial.
Julgamento retomado
O STF retomou o julgamento da ADI, que questiona a aplicação da Taxa Referencial na correção dos saldos das contas vinculadas do FGTS. Na semana passada, os ministros Luís Roberto Barroso (relator) e André Mendonça votaram para que a remuneração do FGTS seja, no mínimo, igual ao da poupança.
CPMI 8 de janeiro
O requerimento de criação da CPMI dos Atos Antidemocráticos deverá ser lido na sessão do Congresso Nacional desta quarta-feira (26). A CPMI terá a participação de 15 deputados, 15 senadores e igual número de suplentes, que terão 180 dias para concluírem as investigações.
Heroínas da Pátria
A médica pediatra Zilda Arns Neumann terá o nome inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Zilda Arns deu contribuições para diminuir a desnutrição infantil no Brasil. Em 1983, ela foi uma das fundadoras da Pastoral da Criança. Três vezes indicada ao Prêmio Nobel da Paz, Zilda Arns faleceu em 2010, vítima de um terremoto, no Haiti. Ela era tia do senador paranaense Flavio Arns.
Pronampe
O governo Federal sancionou a Lei que aumentou de 4 para 6 anos o prazo de pagamento dos empréstimos do Pronampe (Programa Nacional de Apoio ás Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) A nova lei também estabelece uma carência de 12 meses para o início dos pagamentos.
Desembargador suspeito
O desembargador federal Marcelo Malucelli se declarou suspeito e pediu para se afastar dos casos da Operação Lava Jato no TRF4. Ele é alvo de um processo no CNJ pela relação com a família do senador Sergio Moro (União Brasil). Malucelli era relator da operação em segunda instância.
Paranaense vetado
O ministro da Justiça, Flávio Dino, barrou um nome do paranaense João Carlos Mayer Soares para o TRF1, que contava com o apoio da classe política de diferentes partidos e, até, adversários políticos como Arthur Lira (PP) e Renan Calheiros (MDB). O veto tem gerado uma crise nos bastidores entre o Congresso e o governo. O nome de Mayer foi levado por Lira ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e ao ministro da Justiça, Flávio Dino.