Política

Informe da Redação

Michele Bolsonaro em Cascavel

A primeira-dama Michelle Bolsonaro e a senadora eleita Damares Alves, estiveram em Cascavel, ontem (25), para um encontro do grupo “Mulheres Patriotas de Cascavel”. No encontro que reuniu cerca de 5 mil mulheres (informação extraoficial), foram debatidos assuntos ligados às pautas defendidas pela campanha de Jair Bolsonaro (PL) com representantes femininas de diversos setores da sociedade. Em Cascavel, Michele Bolsonaro deu sequência a agenda de encontros no Paraná, passando por Curitiba e Guarapuava.

Foto: Celso Dias

 

Câmara de Toledo

A suplente de vereadora Dirce Rotta tomou posse na Câmara de Toledo. Dirce ocupará a vaga do vereador Valdir Rossetto, que se afastou das funções do legislativo municipal para tratar de assuntos particulares. A nova vereadora já participou das sessões de segunda-feira (24) e da sessão de ontem (25).

 

Imunidade eleitoral

Desde ontem (25), nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, exceto em casos de “flagrante delito” ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável. Essa é uma previsão da legislação eleitoral. As medidas valem até 48 horas após o segundo turno das eleições.

 

Desembargador TJ-PR

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), nomeou o advogado Andrei de Oliveira Rech, diretor jurídico da Sanepar, como novo desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná para uma vaga do quinto constitucional da advocacia. O cargo é decorrente da implantação de duas novas Câmaras na corte.

 

Posse TCE-PR

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), conselheiro Fabio Camargo, deu posse à primeira conselheira substituta da história da Corte. Muryel Hey passou a ser a sexta integrante do corpo de conselheiros-substitutos. Muriel manifestou o desejo de contribuir com a instituição e disse que torce para que cada dia mais mulheres ocupem cargos nos poderes públicos.

 

Mesa Diretora Alep

Ao que tudo indica, os deputados estaduais que tomarão posse na 20ª legislatura, em fevereiro de 2023, deverão reeleger o presidente da Alep, Ademar Traiano (PSD), para a Mesa Diretora para o biênio 2023/2024. Os concorrentes de Traiano devem ser Hussein Bakri (PSD), Luiz Cláudio Romanelli (PSD), Alexandre Curi (PSD) e Marcel Micheletto.

 

Reeleição Mesa

De acordo com uma decisão do Supremo Tribunal Federal, não haverá mais reeleição dentro da mesma legislatura, ou seja, Traiano não poderá concorrer à reeleição em 2024 para o cargo do presidente, mas poderá continuar na mesa diretora em outra posição.

 

Orçamento 2023

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) reúne-se na quinta-feira (27), para definição das emendas a serem apresentadas ao Projeto de Lei Orçamentária de 2023 (PLN 32/2022). As comissões permanentes do Senado e da Câmara dos Deputados e as comissões mistas permanentes do Congresso Nacional podem apresentar até oito emendas ao Orçamento.