Pesquisa eleitoral
Em pesquisa divulgada pelo Instituto FSB para o banco BTG Pactual, divulgada ontem (8), o ex-presidente Lula (PT) caiu três pontos percentuais nas intenções de voto para a presidência da República, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) subiu três pontos
Diferença
A diferença entre os dois diminuiu em seis pontos: era de 13 pontos, passou para sete. No primeiro turno, Lula aparece com 41% das intenções de voto, e Bolsonaro, com 34%. Ciro Gomes (PDT) aparece com 7% dos votos, Simone Tebet (MDB) com 3% e André Janones (Avante) com 2%. José Maria Eymael (DC) e Pablo Marçal (Pros) têm 1% cada.
Segundo turno
Já em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, a pesquisa mostra que o ex-presidente vence com 51% dos votos contra 39% de Bolsonaro. Na última pesquisa, Lula tinha 54% e Bolsonaro, 36%. Foram entrevistadas 2 mil pessoas de 5 a 7 deste mês. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-08028/2022.
Coronel fora
O presidente do TSE, ministro Edson Fachin, enviou ontem (8) ofício ao Ministério da Defesa comunicando o descredenciado do coronel Ricado Sant´Anna da equipe de técnicos designados pela pasta para inspecionar os códigos-fonte da urna eletrônica. O motivo para o veto à participação do coronel, foi por conta de que ele havia publicado nas redes sociais notícias falsas sobre o processo eleitoral.
Guto Fora
O deputado estadual e ex-chefe da Casa Civil, Guto Silva (PP) desistiu da sua candidatura ao Senado Federal e vai assumir a coordenação política da campanha de reeleição do governador Ratinho Junior (PSD).
PP com Martins
Com a saída do deputado estadual Guto Silva da disputa, a presidente do Progressistas do Paraná, deputada estadual Maria Victoria, anunciou que a legenda apoiará a candidatura de Paulo Martins (PL).
Candidatos Cascavel
Na edição do final de semana a reportagem do O Paraná trouxe alguns dos nomes dos candidatos cascavelenses que irão disputar o pleito de outubro. Ao total, são 38 cascavelenses que tiveram os nomes homologados pelos partidos, sendo 12 à Câmara Federal e 24 à Alep. Além dos já citados na edição do final de semana, estão no páreo: Jennifer Lima (PL), Paloma Biavati (PL), Jorge Bocassanta (PP), Ivanildo Claro (Psol), Olavo Santos (Podemos), Dirceu Soligo (Novo) e Delegado Alamino (Podemos).
Governo no território
E a partir de hoje (9) até sexta-feira (12), o Governo no Território será realizado no Cascavel Velho. Os atendimentos serão no Salão Comunitário, Salão do Movimento Cáritas e imediações, sempre das 12h30 às 18h30. A ação vai unir todas as secretarias do governo municipal, em um só lugar, afim de aproximar o Executivo e a população.
Representação
A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu recebeu representação em desfavor do vereador Galhardo (Republicanos). O pedido será lido na sessão de hoje (9), antes dos pareceres aos projetos e requerimentos em pauta. Os vereadores votarão pela admissibilidade ou não da denúncia.
Denúncia
Segundo a denúncia protocolada, durante a campanha eleitoral de 2020, o vereador Galhardo havia negociado a nomeação de uma assessoria em troca de aporte financeiro para a campanha. Caso seja aceita a representação, será realizado um sorteio para formação de Comissão Processante (CP), composta por três vereadores.
Concessão
A Câmara de Cascavel aprovou em primeiro turno de discussão e votação o Projeto de Lei n° 32/2022, que autoriza o Poder Executivo a conceder o Uso de área rural a Associação dos Distribuidores de Defensivos Agrícolas e Veterinários do Oeste do Paraná. O projeto foi aprovado por unanimidade.