Política

Esplanada: a polícia e Lázaro e o sumiço de Marcelo Alvaro

Esplanada: a polícia e Lázaro e o sumiço de Marcelo Alvaro

No céu, no chão, na Europa

O clima é tão tenso na Polícia e tão propenso a palanques que o cenário não seria outro. Ontem, uma delegada da Polícia Civil do DF bateu boca com a deputada federal Magda Moffato (PL-GO), que fez sobrevoo de helicóptero e fuzil na mão, criticando a polícia de… Goiás, por não ter capturado ainda o serial killer Lázaro Barbosa. Enquanto a gafe da parlamentar – sem qualquer experiência ou autoridade para capturar – irritou autoridades, a imprensa portuguesa não entende como 300 policiais, com todo aparato de armas, cães e aeronaves, caçam há 14 dias um homem sozinho, com uma arma e faminto: “Cadê o Lázaro?” foi manchete do Diario de Notícias de Lisboa ontem.

 

Na moita também

O ex-ministro do Turismo Marcelo Alvaro sumiu do mapa do Brasil. Nem os amigos mais próximos sabem dele. É ainda investigado no caso do “laranjal” do PSL-MG.

 

Tenso

Na visita de deputados ontem, no TSE, o grupo reparou que o ministro Alexandre de Moraes (STF) ficou a maior parte do tempo em ligações no celular. Um pouco tenso.

 

Aliás…

… repousam na mesa do ministro do STF dois pedidos de relaxamento de penas de Sara Winter e Oswaldo Eustáquio, sobre as restrições no inquérito dos ataques à Corte.

 

Apelo ao Fux

Dia 26 completa um ano da prisão do blogueiro Oswaldo Eustáquio. Se Moraes não acolher o pedido de liberdade (e desativação da tornozeleira), a defesa vai recorrer ao presidente da Corte, Luiz Fux, para soltura em habeas corpus.

 

Solar do Embaixador

A crise chegou para todo o mundo, inclusivo do andar de cima. O embaixador Sérgio Amaral, nome brasileiro mais reconhecido no RP de Washington (EUA), colocou à venda sua casa colonial em Pirenópolis (GO). Pede R$ 2 milhões à vista.

 

Memorial

A mansão do século 19, muito bem conservada na Rua Aurora, tem histórico político. Era ali que o então presidente Fernando Henrique passava fins de semana com dona Ruth, e sentava à beira da calçada para tomar cerveja com o amigo embaixador.

 

Liga o som

Momento descontração (curto), ontem, na visita do deputados ao TSE. O ministro presidente Luís Barroso começou a responder uma pergunta de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o som falhou. O sistema automático anunciou: “Você precisa desbloquear as funções para continuar falando”. Risos no ambiente.

 

Agora, o debate

Em cima da hora, o Governo convidou o conselheiro André Maciel, chefe da Divisão de Meio Ambiente II do Ministério das Relações Exteriores, para participar da audiência sobre a COP 26 na Comissão sobre o tema na Câmara. Um deputado da oposição convidou quatro integrantes de ONG e o Governo ficou no alvo.

 

***Cadê o dinheiro?

O Banco Mundial não pegou leve com a Prefeitura do Recife, hoje sob comando de João Campos – e nas mãos do PSB há dez anos. Os dados mostram que a capital de Pernambuco é  campeã do desemprego nacional. Ele está pagando um alto preço pela má gestão do seu antecessor, Geraldo Julio, que não o avisou sobre os cofres vazios.

 

Terceira onda

O Governo espanhol prolongou até 6 de julho as restrições em vigor aos voos diretos provenientes do Brasil e da África do Sul, devido ao “impacto das variantes”. E o brasileiro continua a pagar, com vidas e barrado no exterior.

 

Vacina & povo

O sentimento de esperança é predominante entre 47% dos brasileiros ouvidos pela TIM Ads ao serem questionados sobre a vacinação contra a covid-19. Para 22% dos entrevistados, o imunizante simboliza alívio e apenas 4% declaram estar inseguros ou com medo da vacinação.