Política

Doutor em economia assume Secretaria de Fazenda do Paraná

O economista Renê de Oliveira Garcia Júnior, doutor em economia pela FGV (Fundação Getulio Vargas) do Rio de Janeiro, vai comandar a Secretaria da Fazenda do Paraná. Garcia Jr foi anunciado pelo governador Ratinho Junior nesta quarta-feira (19). 

Graduado em Administração de Empresas pela Escola Brasileira de Administração Pública e em Economia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Garcia Junior atualmente é coordenador de projetos e estudos econômicos na FGV Rio. Além do doutorado, tem mestrado em Economia e especialização em Mercado de Capitais e Estratégias Operacionais pelo Instituto Europeu de Administração de Empresas de Fonteainebleau, na França.
O futuro secretário da Fazenda do Paraná disse que seu trabalho será todo orientado para criar mecanismos de racionalização de processos para que os projetos tenham uma avaliação da taxa do retorno e do impacto para a população. “A função básica do Estado é prover os serviços essências que a sociedade precisa, como saúde, segurança e educação, e fomentar o desenvolvimento. O governador Ratinho Junior me pediu para criar a gestão mais eficiente possível para que os recursos públicos possam ser direcionados para o benefício direto e imediato da população”. 
Garcia Junior já foi diretor-presidente da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), coordenador de projetos do Instituto Brasileiro de Economia, superintendente da Susep (Superintendência de Seguros Privados), membro do Conselho de Administração do BNDESPAR/BNDES e, em 2002, foi secretário de controle-geral do Governo do Rio de Janeiro.