Cascavel – Será realizado nesta sexta-feira (11), das 8 às 17 horas, no auditório da Prefeitura de Cascavel, o último módulo do Curso de Saúde Mental. A ação faz parte das atividades que serão desenvolvidas durante todo mês em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, lembrado hoje.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os casos de suicídio em Cascavel têm aumentando nos últimos anos. Em 2013, foram 15 casos, 14 homens e uma mulher. No ano passado foram 16 homens e duas mulheres e, este ano, até o mês de julho, foram 17 suicídios de pessoas do sexo masculino.
Conforme Iara Agnes Bach da Costa, gerente da divisão de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde, são diversos fatores que levam uma pessoa a cometer suicídio.
Cada um tem suas razões e o ato é o fim de tudo. Eles estão totalmente sem esperança de trazer de volta a realidade.
Segundo ela, o índice de ideação suicida tem aumentado consideravelmente entre as mulheres.
Um dos fatores que ainda acaba segurando as mulheres é o lado materno. Talvez isso seja uma referência. Elas são mais emoção, pensam nos filhos, em como eles ficarão caso cometam esse ato extremo. Já os homens são mais razão, acabam não planejando muito.
Questionada a respeito de como familiares podem ajudar a evitar que as pessoas tenham comportamentos suicidas, Iara destaca que os familiares precisam ficar muito atentos ao comportamento.
Hoje percebemos que as pessoas estão muito distantes. Com a informatização, o advento das redes sociais, não há espaço para o diálogo. Acaba-se dando mais atenção ao individual e não ao coletivo.
Ela alerta para casos envolvendo crianças e adolescentes.
Isso tem aumentado consideravelmente. Da mesma forma como os adultos, os adolescentes também têm problemas de relacionamento intrafamiliar. Além disso, tem a questão do bullying nas escolas, por exemplo. A pressão que sofrem por ter que dar uma resposta em relação ao futuro.
Nacional
Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano. O Brasil é o 8º país com mais suicídios no mundo, e o 4º em crescimento no número de suicídios da América Latina. Em 2012, foram 11.821 mortes, sendo 9.198 homens e 2.623 mulheres.
Com o objetivo de evitar mortes prematuras, a Associação Brasileira de Psiquiatria lançou a campanha Setembro Amarelo. Durante todo o mês, várias ações serão desenvolvidas a nível nacional a fim de sensibilizar a sociedade sobre o tema.
(Com informações de Tissiane Merlak)