A PEP I (Penitenciária Estadual de Piraquara 1) suspendeu as atividades por mais 14 dias após 56 presos serem diagnosticados com covid-19.
A penitenciária tem no total 67 presos contaminados e segundo a direção da unidade, todos apresentam sintomas leves da doença e estão sendo acompanhados por uma equipe de saúde.
O CMP (Complexo Médico-Penal de Pinhais) fará agora a testagem em massa dos detentos e servidore e ainda continua o acompanhamento dos pacientes já diagnosticados.
Segundo um levantamento feito pelo Sindarspen (Sindicato dos Policiais Penais do Paraná), já foram registrados 350 casos de covid-19 nas unidades prisionais do Paraná.
O Sindarspen criou o Mapa de Monitoramento da Prevenção do coronavírus nas unidades penais do Paraná.
A coleta de informações está sendo feita junto a grupos de policiais penais de cada unidade e os questionários são enviados pelo sindicato a cada 7 dias, com questões sobre itens a respeito da prevenção do coronavírus, bem como dados sobre policiais penais e presos com suspeita, contaminados e testados para covid-19.
As informações no mapa estão disponíveis por unidades penais e região, com dados como: disponibilidade de água e sabão, Epis, suspensão de visitas, suspensão de trabalhos interno e externo (não essenciais), treinamento, local para isolamento, triagem e também se há casos suspeitos e/ou confirmados de servidores e presos com a covid-19.
O levantamento é atualizado em um mapa, clique aqui para acompanhar.
Com informações Paraná Portal e CBN.