Curitiba – Os novos delegados da Polícia Civil, que concluíram recentemente o curso de formação técnico profissional, foram recebidos pelo governador Beto Richa ontem. Aprovados em concurso público e nomeados em fevereiro, eles irão reforçar 50 comarcas do interior e também unidades especializadas.
O secretário de Segurança Pública, Wagner Mesquita, agradeceu o empenho dos novos delegados e destacou a redução de 26% no número de homicídios em todo o Estado. O Paraná tem avançado e precisamos do empenho de todos para continuar nesse caminho. Os novos delegados serão fundamentais no reforço do combate ao crime, principalmente no interior, afirmou.
Segundo Mesquita, um dos desafios da área é eliminar a presença de presos em delegacias. Para isso, uma parceria com o governo federal prevê a construção e reforma de 14 presídios. De todo o efetivo da Polícia Civil – hoje formado por 4,8 mil profissionais – 40% foram contratados nos últimos cinco anos.
Já o delegado-geral da Polícia Civil, Julio Cezar dos Reis, destacou o reforço dos novos profissionais para as Delegacias da Mulher e os critérios para distribuição dos formandos. Respeitaremos o resultado da colocação no concurso público para a escolha de cada delegado, garantiu.