Cascavel – Diante da aprovação do polêmico projeto que cria a Guarda Municipal de Cascavel, proposta pela Prefeitura e aprovada pela Câmara, o que irá mudar para a população? Em nota, o secretário de Administração, Alisson Ramos da Luz, reitera que a Guarda não terá poder de polícia.
Segundo ele, a atuação será preventiva, cidadã e mais próxima da população, em consonância com o Estatuto das Guardas. Ele disse ainda que Guarda não estará focada somente no patrimônio público.
Questionado sobre quando os novos profissionais estarão nas ruas, o secretário informou que a previsão é de que isso ocorrerá efetivamente apenas em junho de 2016.
Inicialmente, 60 profissionais farão um curso de formação para atuar em todo o Município. Segundo a nota do secretário, haverá concurso público e a chefia será a mesma da Guarda Patrimonial. Serão cargos distintos e sem hierarquia.
Reforço importante
Para a Polícia Militar, a criação da Guarda Municipal vai dar um incremento na segurança pública de Cascavel. De acordo com o comandante do 6º Batalhão, Major Rubens Garcez, as forças policiais e a atual Guarda Patrimonial já atuam em consonância.
Sem dúvida isso vai trazer um benefício muito grande para a população. São mais pessoas nas ruas voltadas ao combate à criminalidade.
Ainda segundo Garcez, a Polícia Militar deve estar presente durante o treinamento dos novos profissionais.
Temos know how, conhecimento na área de segurança pública, conhecemos a realidade da cidade e com certeza temos muito a ajudar, justifica.
(Com informações de Tissiane Merlak)