Política

Voto em trânsito

O prazo de regularização do título de eleitor já acabou, mas quem está com tudo em dia e só mudou de cidade, ou no momento da eleição não estará no município de origem do documento, pode a partir de julho se cadastrar para votar em trânsito.

“Esses eleitores precisam fazer um cadastro nos fóruns eleitorais para votar fora da sua zona de origem, isso só é possível nas eleições gerais como as deste ano.” Explica a diretora do Fórum Eleitoral de Cascavel, Andreia Schmitt.

Os cadastros se iniciam em 17 de julho e vão até 23 de agosto, sendo possível o voto em trânsito no Paraná apenas nas seguintes cidades: Cascavel, Curitiba, Ponta Grossa, Londrina e Maringá. “Somente municípios com mais de 200 mil habitantes podem receber esses eleitores, é um critério do Tribunal Eleitoral” conta a diretora.

Fora do Estado

Quem está fora da sua cidade, mas dentro do mesmo estado, pode votar desde o deputado estadual até o presidente, assim como os demais eleitores. “Quem reside no Paraná, por exemplo, poderá escolher candidatos para todos os cargos, porém o eleitor que é de outro estado só poderá votar para presidente”, esclarece Andreia.