Política

Uma cadeira vaga

Ao se licenciar do cargo, o vereador Rômulo Quintino (PSL) deixa em aberto uma cobiçada vaga na Câmara de Vereadores de Cascavel: de vice-presidente da Mesa Diretora. Embora os indícios sejam de antecipação da eleição, devido pré-candidatura de Gugu Bueno (PR) a deputado estadual, muitos parlamentares fazem questão de estar no cargo para quem sabe já obter uma visibilidade a frente do Legislativo.

Uma eleição interna terá que ser feita para definir o próximo vice-presidente da Câmara, agora com a nomeação de Quintino para o cargo de secretário de Meio Ambiente. Ontem, em posse realizada pelo prefeito Leonaldo Paranhos (PSC), o político recebeu elogios do chefe do Executivo, que conseguiu concretizar o convite realizado ainda ano passado. "A receita boa é aquela que conta com a orientação de um técnico, colocando o agente político para adoçar”, disse o prefeito durante a posse. A diretora de Meio Ambiente, Marlise da Cruz, deve permanecer uma das grandes mentoras do setor.

Inicialmente a ideia de Paranhos era nomear Quintino na Secretaria de Políticas Públicas sobre Drogas, no entanto, quando o cargo estava vago ele ainda projetava a candidatura a deputado estadual. Com a exoneração de Juarez Berté (DEM), o secretário da Casa Civil, Cletírio Feistler, também esteve a frente da Secretaria de Meio Ambiente: porém, o excesso de atividades teria unido o útil ao agradável.

Demandas

Quintino já recebeu as demandas e pretende se reunir com Paranhos para debater assuntos mais polêmicos, como o contrato milionário do lixo. O foco da atuação na Prefeitura será a educação ambiental. “Precisamos levar conscientização aos jovens. Vamos continuar com as políticas e propostas de governo e também pretendemos implementar o agente de educação mirim, para dar bons exemplos nas escolas”, afirma Quintino.

Vice-presidência

Dependerá agora de uma votação interna para compor novamente a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores. Pleiteiam a vaga de vice-presidente o vereador Sidnei Mazutti (PSL), Policial Madril (PMB), Jaime Vazzata (PROS) e Misael Júnior (PSC). A definição ocorre na próxima segunda-feira.