Política

Tráfico de influências

O Ministério Público e a Câmara de Cascavel receberam ontem denúncias de um suposto caso de tráfico de influências, envolvendo o vereador Sidnei Mazzuti (PSL) e o diretor Proteção à Comunidade, José Avelino Novakoski.

A origem da irregularidade foi uma abordagem da Guarda Municipal em 24 de abril. Em patrulhamento em frente a UPA Brasília, a Guarda Municipal teria flagrado um veículo em alta velocidade, passando no semáforo fechado e dirigindo de maneira perigosa. Os guardas iniciaram então um acompanhamento do carro até a casa onde mora, no Bairro Morumbi. Os guardas relataram que o homem estava com características de embriaguez, com latas de cerveja no carro. “Durante abordagem, conforme os guardas municipais, o motorista teria ligado ao vereador Mazzuti pedindo intermediação. Em seguida, Novakoski teria pedido para que a ocorrência fosse encerrada e que os homens saíssem do local”, afirma o presidente da Associação dos Guardas Municipais, Valter Pagliosa, que também é diretor do Conselho Nacional de Guardas Municipais.

O caso foi registrado ainda na 15ª SDP (Subdivisão Policial) para que seja apurado abuso de poder ou outros crimes apontados pela Guarda Municipal. Novakoski foi procurado pela reportagem, mas por enquanto, preferiu não se pronunciar. Mazzuti também vai aguardar as notificações para falar sobre o caso.

Responsabilidades

Para verificar a situação e inclusive apurar responsabilidades por desacato dos servidores uma sindicância será aberta pela Prefeitura. “Essa situação me causa estranheza. Novakoski agiu como deveria agir. Independente da ligação de um vereador ou cidadão. Ele rigorosamente cumpre o que diz a legislação”, diz Leonaldo Paranhos, prefeito (PSC).