Política

Toledo pode ir à Justiça para contratar professores

Toledo – De um lado o Sindicato dos Servidores Públicos de Toledo, do outro, a Secretaria Municipal de Educação. No centro da discussão estão os estudantes das escolas municipais e dos centros de educação infantil. Nas instituições, faixas foram afixadas em cada uma das escolas a falta de aproximadamente 130 professores. O RH da prefeitura admite a falta, mas sua conta é mais tímida: diz que hoje seriam necessários 50 docentes. O assunto deve parar na Justiça.

O problema é que a Prefeitura de Toledo está proibida de contratar um servidor sequer pois estourou o limite prudencial da folha de pagamento estabelecido pelo TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado) do Paraná. A folha atingiu 52,2% da receita. O máximo estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal é de 51,3%.

A representante do Sindicato dos Servidores, Marlene dos Santos, não abre mão das contratações. “O que é difícil de entender é que as nomeações de cargos em comissão continuam sendo realizadas, sem pudor. Não podemos admitir que as preocupações políticas se tornem prioritárias em detrimento das necessidades básicas e garantidas por lei, como é o caso da educação”, argumenta.

A secretária de Educação, Edna Schaefer, afirma que as crianças estão sendo atendidas com qualidade, mas admite a preocupação com as horas atividades. “Reconhecemos que existe essa dificuldade e entendemos que os servidores da educação necessitam desse tempo para planejar suas atividades e as aulas”.

Edna conta que as contratações de professores pelo Processo Seletivo Simplificado começaram ontem (7), mas que não vão resolver o problema na totalidade nem de forma efetiva. “São iniciativas que podem, nesse momento, trazer respostas positivas e garantir a qualidade da educação e também as boas condições de trabalho dos nossos servidores”, esclarece.

A secretária diz que uma das saídas para a solução completa da falta de professores pode ser via judicial. Edna afirma que existe uma expectativa de que nove professores se aposentem nos próximos dois meses. Já o sindicato acredita que pelo menos o dobro de professores encaminhem nos próximos dias seus pedidos de aposentadoria.