Saúde

“Tira, porque eu estou apanhando muito”, disse Bolsonaro a Guedes

Segundo ele, a medida não estava redonda e faltou colocar a complementação ao salário

“Tira, porque eu estou apanhando muito”, disse Bolsonaro a Guedes

Brasília – Após o recuo do governo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que “estava mal redigido” o trecho que suspende o contrato de trabalho por quatro meses da MP (Medida Provisória) 927 sem que houvesse a garantia de uma compensação para os trabalhadores.

Segundo ele, a medida não estava redonda e faltou colocar a complementação ao salário. Em nova MP, o governo vai definir que esse “auxílio” poderá ser de 25% da remuneração original ou até um terço para empregados dos setores mais atingidos, como bares, restaurantes e hotelaria.

Em entrevista ao “Estado”, ele conta como foi a conversa com o presidente Jair Bolsonaro para revogar o trecho polêmico: “Ele disse: ‘Tira, porque eu estou apanhando muito’. Vocês arredondam e depois manda. Politicamente, ele fez certo”.

Segundo Guedes, a ideia é suspender o contrato de trabalho e imediatamente negocia. “Como a gente sabe que o trabalhador é mais frágil num momento como esse, o governo teria que entrar com uma suplementação salarial. Só que não botaram isso [na MP]. Botaram ‘livre negociação’. E, aí, dá a impressão que o cara que vai ser demitido não ganha nada e fica recebendo um curso. Claro que não é isso”.