Política

Temer se apresenta à PF e fica preso em São Paulo

A Justiça também expediu a ordem de prisão do coronel reformado da PM João Baptista Lima Filho

São Paulo – O ex-presidente Michel Temer (MDB) se apresentou à Polícia Federal em São Paulo por volta das 15h dessa quinta-feira (9) após a Justiça Federal do Rio de Janeiro expedir no início da tarde uma ordem de prisão contra o político. O TRF-2 (Tribunal Regional Federal) decidiu na quarta-feira (8) pela suspensão do habeas corpus concedido a ele liminarmente em março. Ele ficará detido em São Paulo.

A ordem foi assinada pela juíza Caroline Figueiredo, substituta do juiz Marcelo Bretas na 7ª Vara Criminal. Ela decidiu que Temer tinha até as 17h para se apresentar “espontaneamente à Autoridade Policial Federal mais próxima dos seus domicílios”.

A Justiça também expediu a ordem de prisão do coronel reformado da PM João Baptista Lima Filho, amigo do ex-presidente e suspeito de ser seu operador financeiro. O coronel também se apresentou.

Na quarta-feira, por 2 votos a 1, a Primeira Turma Especializada do TRF-2 decidiu que Temer deve voltar à prisão. Em março, o emedebista chegou a ficar detido por quatro dias, após Bretas autorizar sua prisão preventiva.

Em nota, o MDB afirmou que “considera um despropósito o pedido de prisão determinado ao presidente Michel Temer sob o argumento de que ele representa um perigo à ordem pública”.

Temer afirmou que sua defesa pedirá habeas corpus ao STJ (Superior Tribunal de Justiça). “Pra mim foi uma surpresa desagradável, mas amanhã [quinta] eu me apresento voluntariamente”, afirmou o ex-presidente na quarta-feira.