Política

Sob suspeita

Uma reação desproporcional. Essa preocupação norteou o pedido de informações do vereador Fernando Hallberg (PPL), registrado na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, ontem. O legislador não entendeu a proporção da reação do Poder Executivo sobre a crise que se instalou após a polêmica troca de materiais nas obras de uma ponte do Morumbi EcoPark, que faz parte do PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado).

Três dos membros do primeiro escalão deram baixa do governo e o que era para explicar tornou-se motivo de suspeita. O secretário do Meio Ambiente, Juarez Berté, Fernando Dillenburg (IPC) e Jorge Lange (Obras Públicas). O prefeito Leonaldo Paranhos (PSC) oficialmente justificou que precisava isonomia para a investigação interna. Berté deve escrever o próximo capítulo da polêmica ponte.

Precedentes

Hallberg afirma que essa atitude exagerada levantou suspeita e que nenhuma dúvida pode ser suprimida ou oculta nessa obra. “Já fizemos denúncias muito mais relevantes e com materialidade completa e ninguém foi exonerado. Observamos agora que membros que estavam executando o trabalho com toda a confiança do grupo foram afastados tempestivamente. Precisamos saber o que preocupa tanto a administração de Cascavel, a ponto de perder aliados importantes e levantar tão grandes suspeitas”, questiona.

Fragmentos

O pedido de informações de Hallberg pode ser apenas a ponta do iceberg, pois o vereador garante que vai trabalhar para que todo e qualquer centavo gato na obra seja investigado e que a população saiba o que realmente assombra os envolvidos. “Precisamos conhecer os detalhes desta tratativa que “desmontou” a equipe de governo. Ninguém reage assim por uma coisa simples e de fácil solução”, argumenta.

Ontem, alguns vereadores chegaram a sugerir uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o caso. Na semana passada, o Ministério Público abriu um inquérito para apurar eventuais irregularidades na troca de materiais.

As três pastas que ficaram sem seus respectivos secretários estão sendo administradas por diretores e coordenadas diretamente pelo prefeito Leonaldo Paranhos. Segundo ele, até o fim do processo administrativo não serão nomeados novos secretários.