Saúde

Siprovel lança campanha para incentivar a vacinação infantil

Em Cascavel, a vacinação infantil começou no dia 20 de janeiro, mediante agendamento prévio e presencial, com crianças com deficiência permanente ou comorbidades

Siprovel lança campanha para incentivar a vacinação infantil

Cascavel – O Siprovel (Sindicato dos Professores Municipais de Cascavel) lançou esta semana uma campanha de incentivo a vacinação infantil, que visa garantir a segurança sanitária nas unidades escolares da rede, bem como auxiliar no combate à pandemia da Covid-19. Por meio de “cards”, que circularão pelas redes sociais, a campanha aponta quatro argumentos que explicam porque a vacinação é imprescindível para a segurança de cada criança e de toda a comunidade escolar.

Segundo o sindicato, a defesa é pelos pontos já esclarecidos pela saúde pública, entre eles que a vacina salva vidas e que vacinando as crianças é possível vencer a pandemia, além de que, quanto mais alunos vacinados, menor a chance de suspensão das aulas. Outro importante ponto apontado no material é de que a vacina é segura.

Em Cascavel, a vacinação infantil começou no dia 20 de janeiro, mediante agendamento prévio e presencial, com crianças com deficiência permanente ou comorbidades. Na semana passada a vacinação chegou até a faixa etária de 5 anos, a menor incluída no Plano Nacional de Imunização. Dados do vacinômetro municipal, atualizado no dia 17 de fevereiro, no entanto, apontam preocupante baixa adesão das crianças entre 5 e 11 anos à vacinação contra Covid. Com uma população estimada em 26.600 crianças, apenas 8.759 foram até uma unidade de saúde para receber a primeira dose da imunização, ou seja, cerca de 30% do total.

O agendamento é presencial e ainda pode ser feito nesta quarta-feira (23) nas unidades de saúde a partir das 8h. A aplicação das doses será feita na quinta-feira (24) e na sexta-feira (25), conforme o agendamento.

 

Distribuição de vacinas

A Secretaria de Estado da Saúde iniciou ontem (22) a distribuição de mais 123.740 vacinas pediátricas da CoronaVac. As doses são para o início do esquema vacinal do público infantil, respeitando os grupos prioritários e seguindo o escalonamento definido pelo Ministério da Saúde. O quantitativo descentralizado para as 22 Regionais é proporcional à população de cada município, incluindo os 10% de reserva técnica.

Além das vacinas, também serão enviados alguns itens do kit de intubação. São 46.050 unidades de medicamentos utilizados para atendimento a pacientes com quadros graves de Covid-19. Os remédios para o tratamento do coronavírus representam um investimento de R$ 417,3 mil, entre contrapartida da Secretaria da Saúde do Paraná, Ministério da Saúde e doações.

 

Pais debatem retorno às aulas

 

Amanhã, quinta-feira (24), a partir das 19h, será realizado a 1ª Assembleia Geral das APPSs e Conselhos Escolares e a 1ª Escola de Pais da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel. O evento ocorre na forma presencial, no auditório da prefeitura, quando será realizada a palestra “A adaptação dos alunos ao retorno das aulas: volta à rotina”, ministrada pela Psicóloga Grace Brustolon dos Santos.

Durante o evento também ocorre a eleição para os conselhos de políticas públicas das escolas e dos Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil da Cidade). O evento é direcionado aos membros dos conselhos escolares das instituições, que são os representantes dos pais nas instituições.

 

Paraguai suspende as medidas Sanitárias e investe na vacinação

 

O governo do Paraguai anunciou nesta terça-feira (22) que suspenderá as medidas sanitárias da pandemia da Covid-19, mas será mantido o uso da máscara e a obrigatoriedade da vacinação completa para quem entrar no país. De acordo com Hernán Huttemann, chefe de gabinete da Presidência do Paraguai, os decretos assinados de restrições não serão renovados, já que o governo quer concentrar todos os seus esforços no incentivo à vacinação.

Segundo Hernán, atualmente, a situação da pandemia é outra e, por isso, eles decidiram que como tem a vacina os cidadãos precisam aprender a conviver com o vírus, e que diante disso, a ideia é de não ter novos decretos, justamente porque estarão focados no incentivo à vacinação. Eles exigem que quem é de fora e entre no país esteja com esquema de vacinação completo, além do teste PCR para aqueles viajantes dos países fora do Mercosul.

Com isso, a decisão acaba com as medidas restritivas em lojas, escritórios, instituições de ensino, espaços gastronômicos, eventos sociais, esportivos e religiosos, bem como visitas a presídios. Continua obrigatório uso de máscaras em lugares fechados ou abertos onde não é possível manter distância física, pois está contemplado em lei aprovada pelo Congresso, assim como as disposições do Ministério de Saúde Pública para a entrada no país.