Política

Sinditaxi não esconde apreensão

Cascavel – A chegada do Uber a Cascavel e a Toledo deixou os taxistas apreensivos e mobilizou a Prefeitura de Cascavel para regulamentar o uso de aplicativo e, com isso, evitar concorrência desleal que possa prejudicar os 131 taxistas que atuam formalmente na cidade. O Sinditaxi (Sindicato dos Motoristas de Táxi) não esconde a apreensão, pois sabe que afetará o serviço já estabelecido, mas prefere esperar para ver o que acontecerá.

Claudio Fernando Biazi, presidente do sindicato, diz que independente de o Município querer ou não, a chegada do Uber era inevitável. “É preocupante, mas vamos ver o que vai dar”.

Bizi lembra que a maioria dos taxistas de Cascavel também possui um aplicativo nacional, semelhante ao Uber, chamado “99 Táxis”. O aplicativo pode ser baixado em celulares Android, IOS ou WindowsPhone. Em Cascavel o aplicativo funciona há mais de dois anos.

Normas

Na manhã de ontem, uma reunião na prefeitura discutiu a regulamentação do Uber. O prefeito Leonaldo Paranhos disse que o serviço é bem-vindo e que a cidade já assimilou o serviço, assim como o restante do País. Para ele, a chegada do aplicativo é algo sem volta. “Mas não é porque já assimilamos que não terá critérios, teremos normas. Cascavel é uma cidade que é organizada. Qualquer pessoa que queira trabalhar aqui na cidade é muito bem-vinda, gerar novos serviços e novas oportunidades é muito bom. Mas, a partir de segunda-feira teremos o decreto para regulamentar tudo isso", afirmou.

A reunião foi convocada pelo prefeito logo após a confirmação de que a Uber iniciou suas atividades a partir da tarde de ontem. "Vamos buscar os critérios mais justos para buscar um equilíbrio entre o serviço que será prestado porque se cadastrar junto a Uber e os nossos taxistas que já estão estabelecidos e precisam cumprir uma série de exigências para poderem trabalhar", disse o prefeito, destacando que a administração municipal terá uma atenção muito grande para evitar que a atividade seja exercida clandestinamente.

Decreto

Os secretários Renato Segalla (Finanças) e Luciano Braga Côrtes (Assuntos Jurídicos) já estão trabalhando na elaboração do decreto que definirá os valores das taxas e impostos que serão aplicados ao Uber, bem como os critérios para prestação dos serviços em Cascavel. "Serão valores coerentes dentro daquilo que é possível fazer a cobrança por quilometragem para que o serviço seja justo. É possível, sim, implantar o sistema e oferecer à população. Porém, não podemos permitir a concorrência desleal", disse o prefeito.

Segurança

O presidente da Cettrans, Alsir Pelissaro, adiantou que serão adotados todos critérios para garantir segurança aos usuários. "A partir da determinação do prefeito, já estamos encaminhando essa discussão com as secretarias de Finanças e Assuntos Jurídicos, buscando experiências como a de Curitiba para trazer para Cascavel a melhor solução, adaptada à nossa realidade".