Política

Richa anuncia saída; Cida assume a partir do dia 7

Curitiba – O governador Beto Richa anunciou ontem sua desincompatibilização do cargo no próximo dia 6 de abril. O comunicado foi feito em reunião administrativa com secretários e gestores de empresas, autarquias e outros órgãos do Estado, no Palácio Iguaçu. A vice-governadora Cida Borghetti assume o Poder Executivo a partir do dia 7 de abril.

Richa fez um balanço da gestão, salientou o equilíbrio fiscal do Estado e agradeceu ao apoio recebido de toda a equipe administrativa e dos deputados estaduais. “Tomo esta decisão com muita tranquilidade. Fizemos, e fizemos bastante”, afirmou.

“Saio de cabeça erguida, com a certeza de que cumpri a minha obrigação enquanto gestor público”, disse Richa.

A vice-governadora Cida Borghetti ressaltou que seu governo, que segue até dia 31 de dezembro, será de continuidade: “O Paraná tem uma gestão pública eficiente e vamos dar continuidade a ela, ampliar as políticas públicas já existentes e seguir a mesma linha de trabalho”. Ela disse que qualquer mudança de nomes do primeiro escalão será discutida com o governador Beto Richa.

Primeira mulher

Com a decisão do governador Beto Richa (PSDB) de se desincompatibilizar no dia 6 abril, Cida Borghetti (PP) será a primeira mulher a assumir efetivamente o governo do Paraná. Segundo a vice-governadora, será uma gestão de continuidade com o foco na eficiência da gestão. “Temos um trabalho conjunto, construído com o auxílio de uma equipe coesa e alinhada. Os bons programas e ações continuam e devem ser ampliados”, disse, durante coletiva no Palácio Iguaçu. “A marca do nosso grupo política é a gestão eficiente”, acrescentou.

Cida adiantou que irá se reunir com o secretariado e com a base de apoio do governo na Assembleia Legislativa e reafirmou o compromisso de diálogo com os parlamentares paranaenses, no Congresso e na Assembleia. “Fui parlamentar conheço o Legislativo”, disse.

Richa afirmou em estar tranquilo em deixar o governo com Cida Borghetti: “Eu tenho plena convicção de que a Cida tem essa mão firme para tocar o governo do Estado e ao mesmo tempo a sua ternura, a sua sensibilidade que sempre foi sua marca registrada sua na política do Paraná e do Brasil”. “[Ela] ajudou com boas propostas que foram incluídas e se transformaram em políticas públicas a favor dos paranaenses. Deixo o governo do Estado em mãos seguras, em mãos limpas”, frisou Beto Richa.