Policial

Quatro cidades da região Oeste deixam lista das mais violentas

Além dos quatro municípios oestinos, outros 11 do Estado registraram redução nas taxas de homicídio e deixaram de fazer parte do ranking

Cascavel – Cascavel, Foz do Iguaçu, Santa Helena e Santa Terezinha de Itaipu saíram da lista das 150 cidades com maiores taxas de homicídio por arma de fogo do País, segundo o Mapa da Violência 2016. Agora, Guaíra é a única cidade do Oeste paranaense a figurar no relatório.

Além dos quatro municípios oestinos, outros 11 do Estado registraram redução nas taxas de homicídio e deixaram de fazer parte do ranking. Vale lembrar que o relatório não considera outras causas de homicídio.

Conforme o relatório, Guaíra é a 52ª cidade do País com maior taxa de homicídios por arma de fogo. No período abrangido pelo estudo, o município contabilizou 59,6 para cada 100 mil habitantes. Apesar disso, o índice é menor do que o constatado da edição anterior do Mapa da Violência, que era de 88,1.

Também estão no ranking das 150 cidades mais violentas Campina Grande do Sul, com 59,1 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes, e Almirante Tamandaré, com 50,1. Os dois municípios da região Metropolitana de Curitiba também apresentaram queda nas mortes, já que no estudo anterior apresentavam 92,2 e 64,2 assassinatos, respectivamente.

“Nos últimos seis anos o Paraná investiu forte para diminuir os crimes contra a vida, com a contratação de 10,8 mil policiais, bem como a reestruturação de equipamentos e viaturas, além de delegacias especializadas na capital e em cidades-polo do interior, como Cascavel”, destacou, em nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Número de homicídios cai pela metade em Cascavel

A redução da taxa de homicídios em Cascavel não é uma surpresa, já que a cidade tem registrado quedas consecutivas nesse tipo de crime. De acordo com a edição 2016 do Mapa da Violência, o número de assassinatos na Capital do Oeste apresentou redução de 52% na comparação entre os anos de 2012 e 2014.

Em 2012, ano mais violento da história da cidade, 128 pessoas foram mortas a tiros. No ano seguinte, o número caiu pela metade, com o registro de 62 homicídios por arma de fogo.

“A implantação da Delegacia de Homicídio em Cascavel, há quatro anos, é um exemplo de ação que resultou na queda dos índices. O município passou a contar com uma estrutura responsável unicamente por investigar crimes contra a vida, o que colaborou para a elaboração de estratégias para inibir o crime e para que a polícia dê uma resposta mais rápida para a sociedade”, salientou a Secretaria de Segurança Pública.

O número de homicídios contabilizado em 2014 foi menor que nos cinco anos anteriores. Em 2010, por exemplo, foram registradas 100 mortes por arma de fogo na cidade. O número subiu para 103 em 2011 e atingiu o auge em 2012, mas em 2013 caiu para 87 – redução de 32% em comparação ao ano anterior.

O ano de 2016 tem seguido a tendência de queda em relação às mortes por arma de fogo em Cascavel. De acordo com levantamento feito por O Paraná, até a tarde de ontem 41 pessoas haviam sido assassinadas por arma de fogo.