Política

Quase tragédia vira preocupação

O acidente com um ônibus do transporte escolar rural que deixou seis crianças levemente feridas na tarde de sexta-feira (23) deve dominar os debates da sessão de hoje da Câmara de Vereadores de Cascavel.

Ainda na sexta-feira o prefeito Leonaldo Paranhos determinou uma investigação rigorosa sobre o acidente. Inicialmente, o que se sabe é que o ônibus que ficou sem freios e bateu contra uma árvore. O veículo não tinha autorização para fazer o transporte já que não passou pela vistoria obrigatória.

A Comissão de Educação da Câmara também demonstrou preocupação e, por meio de nota, afirmou que “embora as seis crianças feridas no acidente tenham sofrido lesões leves, devemos considerar que, diante das circunstâncias, o pior poderia ter acontecido”.

Preocupação constante

O Transporte Escolar Rural é uma preocupação da Comissão desde 2013, ano em que distribuiu uma cartilha aos estudantes e seus familiares, alertando para as cláusulas contratuais que deveriam ser cumpridas pelas empresas prestadoras do serviço. Também foi enviada denúncia ao Ministério Público, no ano de 2017, apontando irregularidades comprovadas por medições feitas pelo próprio Poder Executivo.

Recentemente a Comissão recebeu denúncias de que a empresa responsável pelo transporte dos alunos vem substituindo ônibus vistoriados e autorizados pela Cettrans, por ônibus velhos, com mais de 10 anos de uso e sem licença para fazer as linhas, o que se confirmou na sexta-feira.

Atuação rígida

A Comissão de Educação do Legislativo diz que reforça a expectativa de uma atuação rígida do Município de Cascavel para cobrar da empresa Transpaula responsabilidade sobre o acidente com ônibus de alunos. Os vereadores cobram ainda a abertura de um processo administrativo para investigar e aplicar as penalidades cabíveis.

Expectativa

A grande expectativa da política local nesta semana é o julgamento das contas do ex-prefeito Edgar Bueno, referentes ao exercício de 2013. A apreciação está marcada para a sessão de amanhã. Se dois terços dos vereadores votarem contra, o ex-prefeito ficará inelegível.

Feira do Teatro

A Feira do Teatro, que foi aberta ontem, mostrou que veio para ficar. A primeira edição foi um sucesso e se estendeu até às 15h. Durante a semana será decidido se o horário permanece o mesmo ou será até o meio-dia.

Lava Jato

Após a operação da Lava Jato que nesta semana mirou a concessão de pedágio do Paraná, o deputado estadual Adelino Ribeiro, que foi vice-presidente da CPI dos Pedágios em 2014, lembrou que a comissão apontou superfaturamento em suas obras.

Tabela própria

A CPI apurou que as obras seguiam uma tabela própria de insumos e não a utilizada pelo DER. Alguns pontos apontados pela CPI entraram na lista da investigação da Lava Jato.