Política

PSL realiza encontro estadual em Cascavel

Cascavel – Líderes de aproximadamente 150 municípios paranaenses participam na noite desta sexta-feira de um encontro estadual do PSL no auditório da Univel, em Cascavel. No centro das discussões estará a reforma política e as eleições de 2018. Um dos principais líderes do partido, o deputado federal Alfredo Kaefer, é presença confirmada, assim como o pré-candidato ao governo do Paraná, Osmar Dias. Ainda é esperada a vinda de Ratinho Junior, virtual candidato do PSC ao governo do Estado.

De acordo com o deputado estadual Adelino Ribeiro, presidente da legenda no Paraná, o encontro ocorre todos os anos, mas até 2016 era regionalizado no oeste e no norte do Paraná, além da Região Metropolitana de Curitiba. “É uma forma que a gente encontrou de ficar mais perto dos líderes”, diz Adelino.

“Distritão”

Um dos principais pontos do encontro será a reforma política em andamento no Congresso Nacional. O chamado “distritão”, se aprovado, na prática elimina as coligações, já que o voto da legenda deixa de existir e os candidatos mais votados serão eleitos.

Eleições 2018

A partir de agora, o foco do partido é mirar nas eleições 2018. Caso o “distritão” não seja aprovado, o PSL vai buscar alternativas de alianças para coligações. Nas eleições passadas, o partido disputou a eleição proporcional sozinho, lançou 43 candidatos a deputado estadual, porém fez uma legenda e meia. Apenas Adelino foi eleito: “Se nós tivéssemos pegado o time do Solidariedade, por exemplo, teríamos feito três legendas”, observa o parlamentar.

O PSL começará ouvir os pré-candidatos ao governo do Paraná para futuramente decidir o apoio. Ratinho Junior (PSC), Osmar Dias (PDT) e Cida Borghetti (PP) são os mais próximos. Já o apoio a Roberto Requião está totalmente descartado.