Política

Prestação de contas ao BID

Uma comitiva da Prefeitura de Cascavel viaja amanhã a Brasília para prestar contas das obras do PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado) aos membros do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O que preocupa ainda é executar obras que sequer foram licitadas, entre elas aberturas de vias urbanas, como a Rua José de Sá Cavalcanti, Rua Ipanema e Rua Kennedy/Recife além da Jacarezinho – onde hoje está o Terminal Leste.

O Município tem até o fim do ano para cumprir na totalidade as obras do PDI e nessa avaliação os técnicos observam como está o desempenho com recursos emprestados. Até agora, a Prefeitura de Cascavel já utilizou US$ 18,7 milhões dólares, dos US$ 28,7 milhões repassados pelo BID. Esse montante passa a ser pago cinco anos após a assinatura do contrato.

Ontem um balanço foi feito às pressas pelo IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel) para apurar o andamento da obra e apresentar ao BID, pelo prefeito Leonaldo Paranhos (PSC) e pelo presidente do IPC, Cletírio Feistler. Dois técnicos acompanham para explicar com maior clareza o que foi desempenhado. Paranhos viaja hoje à Capital Federal, para tratar de outros assuntos. “Ainda temos coisas pendentes, obras não licitadas, o que deixa-nos apreensivos. No entanto, estamos cumprindo 100% das exigências do BID. Vamos esperar a reunião para saber qual será a análise deles em relação ao trabalho”, diz Feistler.

EcoPark Morumbi

Com as licitações atrasadas para a abertura das vias, a Prefeitura ainda corre contra o tempo para executar o EcoPark Morumbi. Feistler garante que a troca de material para a ponte – executada por cimento em vez de tubos de metal – não será alvo da reunião. De todos os parques lineares previstos, apenas o Morumbi foi mantido e 66% dos serviços foram executados. “Tivemos 130 dias de chuva, o que atrapalhou o serviço, mas ainda estamos dentro do prazo”, diz o presidente do IPC.

Em andamento

Os dois Centros de Convivência Intergeracional estão em andamento. O viaduto foi concluído. Dos terminais de ônibus, um está pronto e outros três estão em andamento. Apenas o corredor para passagem dos ônibus da Avenida Tancredo Neves falta ser concluído: 83% já foram executados. Das calçadas, 50% estão licitadas e outra metade está em processo encaminhado pela Prefeitura. “Apesar das dificuldades esperamos que não tenhamos nenhuma notificação do BID. Mas isso só poderemos afirmar com certeza na volta da reunião”, diz Feistler.